segunda-feira, 22 de maio de 2017

JUSTA HOMENGEM

A MINHA NOTA


         No dia 25 do mês passado, a Câmara Municipal de São Roque prestou condigna homenagem ao seu antigo Presidente, há anos falecido, António Simas da Costa.
         Um verdadeiro acto de justiça a quem, durante a vida, se dedicou, em cinco mandatos sucessivos, com o todo o entusiasmo e dedicação, ao seu concelho, onde nasce e sempre viveu. E ainda bem que a homenagem simples, mas entusiasta, foi prestada. Um acto que, além de oportuno e justo dignificou bastante quem teve a feliz iniciativa de o prestar e o realizou.
         António Carlos, como era conhecido, era uma pessoa de alta personalidade. Não tinha formação académica, mas uma prática de vida que lhe granjeava a estima e consideração dos seus conterrâneos.
            Trabalhou sempre pelo seu concelho, com um entusiasmo e uma dedicação sem limites.
         Tive oportunidade de colaborar com António Carlos, num período convulsivo da administração autárquico e dou testemunho do entusiasmo com que defendia os interesses da ilha e do seu concelho.
         São Roque do Pico fica-lhe devendo dois grandes empreendimentos, além de outros de não menor volume. Refiro o excelente edifício dos Paços do Concelho que é simultaneamente dos Serviços Judiciais, das Finanças e Tesouraria e dos Serviços dos Registos e Notariado. Um polivalente que muito beneficiou o concelho. E a localização da Central Eléctrica da Ilha, pela qual bastante se empenhou. E mais teria conseguido se um bairrismo doentio, não tivesse surgido a impedir empreendimentos.
         Na sessão de homenagem que o Município de São Roque houve por bem prestar-lhe em homenagem póstuma, Fernando Andrade, que colaborou na última Vereação presidida por António Simas da Costa, no seu discurso de homenagem, afirmou:
         Quando já a mais de meio mandato e os problemas de saúde se foram agravando, passei então a ir buscá-lo a casa e levá-lo a todo o lado. Fosse para a Lagoa do Caiado, onde gostava de ir ver as obras de aproveitamento da água da Lagoa, fosse para visitar as obras de construção da estação de tratamento de águas da Prainha, fosse para reuniões com as outras Câmaras da Ilha, ou fora desta, fosse para acompanhar os preparativos para a festa dos 450 anos de elevação de São Roque a Vila, fosse simplesmente para dar um passeio, fosse para onde fosse.
         E acrescentou: O seu gabinete raramente estava sem ninguém. Atendia a todos, a qualquer hora, em qualquer dia, procurando resolver os problemas das pessoas.
         Na realidade foi esse senhor que conheci e com quem bastante privei no exercício das minhas funções de funcionário da Autarquia lajense. Homem prático, empenhado, compreensivo e de uma dedicação extrema, como atrás afirmei.
         Justa a homenagem que lhe vem de ser prestada mas que, julgo, não é a suficiente para recordar aos vindouros Alguém que “passou fazendo o bem”, pelo concelho de São Roque do Pico.
         Mas, pelo que se disse, bem merecem os actuais autarcas daquela vizinho concelho.
         À veneranda memória do falecido Presidente António (Carlos) Simas da Costa, esta singela mensagem de admiração e de respeito.

Lajes do Pico.
Maio de 2017

Ermelindo Ávila

Sem comentários: