terça-feira, 2 de maio de 2017

CENTENÁRIO DE FÁTIMA

NOTAS DO MEU CANTINHO


         Portugal, e com ele o Mundo Católico, prepara-se afanosamente para celebrar o primeiro centenário das Aparições da Virgem Maria, na Cova da Iria, aos Três Pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, hoje, o segundo e a terceira, já venerados, nos altares da Igreja Católica e a Primeira, a Lúcia, a caminhar para essa glorificação.
         Tinha dois anos, quando esse extraordinário Acontecimento se deu. Na minha adolescência, assisti a diversas manifestações do Povo Açoriano e adquiri o meu primeiro livro de leitura: “As grandes Maravilhas de Fátima” pelo Visconde de Montelo (P. Manuel Formigão).
         Nos anos Vinte e Trinta, era norma os católicos se reunirem, no dia 13 de cada mês, nas respectivas paroquiais, para rezarem o terço.
         Na Sé de Angra, uma das primeiras, se não a primeira Paróquia na Diocese a adquirir uma Imagem da Virgem de Fátima, tal como a descreveram os Pastorinhos, era habitual rezar-se o terço nos dias 13 de cada mês, à tarde, ante a Imagem.
         Igualmente uma das primeiras ou mesmo a primeira Imagem que veio para o Pico foi adquirida, mediante um peditório feito em toda a Ilha, por um tal João de Iria, da Silveira, para a sua igreja paroquial que, poucos anos antes, havia sido pasto de um pavoroso incêndio que tudo destruiu, só ficando as paredes.
          Em 27 de Junho de 1948, trinta e um anos após as aparições na Cova da Iria, chegou ao Pico a Veneranda Imagem da Virgem de Fátima, depois de percorrer várias ilhas dos Açores. A recepção, na vila das Lajes, ocorreu no dia 28, tendo uma recepção apoteótica. No dia 19, realizou-se a Missa Campal, presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Guilherme. Com a Imagem Veneranda da Senhora da Cova da Iria, vinha uma luzidia Comitiva: o Capelão do Santuário, as Sras. D. Teresa Pereira da Cunha e D. Maria Vilas Boas, e os padres Demoutier, e Rapel Lerner e os membros da Comissão Diocesana, Dr. Candelária, Dr. José Pedro (depois Bispo de Viseu), Dr. José Lopes, Dr. Antonino Tavares e P. Artur Paiva. O Prelado celebrou Missa, no dia 29, num monumental altar erguido no largo em frente às obras, ainda inacabadas, da Matriz e no final recordou a memória do antigo Ouvidor e Vigário das Lajes, P. José Vieira Soares, que nesse dia, se vivo fosse, faria 70 anos de idade, e que havia falecido no ano anterior.
         A 13 de Fevereiro de 1995, teve lugar a segunda visita aos Açores e à ilha do Pico e a terceira visita da Imagem Peregrina realizou-se ao Pico de 11 a 14 de Fevereiro de 2016.
         No presente ano, ocorre o Primeiro Centenário das Aparições da Senhora, de 13 de Maio a 13 de Outubro.
         A devoção dos picoenses à Virgem é secular. Os lajenses sempre tiveram especial devoção pela Senhora do Rosário e tanto assim que os baptizados invocavam para sua Madrinha, antes da chegada da Veneranda Imagem da Virgem de Lourdes, em Setembro de 1882, Nossa Senhora do Rosário. Depois voltaram-se para Nossa Senhora de Lourdes e hoje essa devoção não esmorece. A Matriz das Lajes é o seu autêntico Santuário muito embora, por razões mal aceites, não seja oficialmente instituída.
         É uma pena, pois trata-se da primeira paróquia que, nos Açores, invocou publicamente a Virgem Nossa Senhora de Lourdes que havia aparecido 25 anos antes do histórico acontecimento.
         Felizmente que, decorridos 135 anos, a Virgem de Massabielle continua a ser a grande devoção dos lajenses e de muitos picoenses. As festas que anualmente se realizam em Sua honra, na Matriz das Lajes, dão esse irrefutável testemunho.
         Registe-se, porém, que a Virgem de Fátima, de Lourdes, do Rosário, ou Mãe de Deus, é sempre a mesma Senhora que os lajenses invocam com devoção extraordinária. E, apesar de, actualmente, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima estar presente em todas as paróquias da Ilha do Pico, a Virgem aparecida em Lourdes, que afinal a mesma é, continua a ser a Padroeira das Lajes, como ontem foi dos bravos baleeiros lajenses.
         Não será tempo de elevar a Matriz das Lajes do Pico a Santuário de Nossa Senhora de Lourdes? Nada perde o catolicismo, antes tudo ganha, com essa homenagem, à Virgem aparecida à hoje Santa Bernardette na Gruta de Massabielle, em Lourdes. Fátima ou Lourdes é a Mãe de Deus e Mãe dos homens!
         A Virgem, é a Glória da nossa Terra e enquanto houver um lajense, Ela será o Nosso Amor!

Vila das Lajes,
Abril 2017

Ermelindo Ávila

Sem comentários: