segunda-feira, 29 de abril de 2013

OS JOGOS


NOTAS DO MEU CANTINHO


São diversos os significados que os dicionários nos apresentam da palavra jogo. Desde o divertimento à exploração em benefício próprio, o jogo tudo acoberta.
Mas fico-me pela “prática de divertimento, em geral com outrem”. Recordo, assim, os jogos da infância e juventude, que poucos eram mas que bastavam para entreter a mocidade desse tempo distante e que hoje recordo com alguma saudade.
Lembro o jogo da baleia, aqui “inventado” e praticado com grande entusiasmo: duas canas presas nas extremidades e afastadas a meio por um pequeno troço do mesmo material e aí estava uma “canoa”, conduzida por um “marinheiro”ao centro a levar a “embarcação”. Um “oficial” à popa, com o “remo de esparrela” e o “trancador” à frente, com uma pequena cana, presa a um cordel a servir de arpão. As baleias eram várias, quantos os que entravam na brincadeira. Não havia trânsito automóvel e o grupo podia andar pelas ruas da vila, à vontade, em correria, que ninguém o impedia. Na época da Páscoa havia o pião, jogado por miúdos e graúdos. Estes com grande entusiasmo, utilizando piões com cerca de oito a dez centímetros de altura. E para eles, também, os bilros e a “rachinha” ou os jogos de cartas, principalmente, aos serões ou nas tardes invernosas. E qualquer local servia, até mesmo os baixos de uma “casa de atafona”...
Para os miúdos, no Inverno, era o jogo de “apanhar”, a “barra” e o jogo de “esconder”. Para o jogo de esconder e para os mais afoitos, o local preferido era a Matriz em construção e cujas obras estavam suspensas há anos.
Não se conhecia o Futebol que só aqui apareceu em 1922, nem o voleibol, que veio para os Açores alguns anos depois. Do continente chegou à ilha Terceira e desta ilha ao Pico, desenvolvendo-se com certo entusiasmo na Terra do Pão. Um dos jogadores, deslocando-se para o continente a continuar estudos, o Dr. José de Brum, depois de formado, se bem me recordo, foi selecionador nacional.
Hoje não há os jogos de rua... O trânsito intenso não os permite. Prendem a atenção das pessoas os jogos de futebol que a Televisão apresenta e que, em todo o mundo, têm assistência de muitos milhares ou mesmo milhões de adeptos.
Mas eu quero somente recordar, com natural saudade, os jogos da infância, aqueles que eram conhecidos e que se praticavam com grande entusiasmo, principalmente, o jogo do pião. Havia quem vertesse lágrimas quando perdia e o vencedor picava o pião vencido com grandes ferroadas. Um desgosto tremendo pois o pião era, normalmente, uma peça artística, fabricada pelos carpinteiros que tinham torno e os faziam com muito cuidado. Guardavam-se de ano para ano e utilizavam-se, para os movimentar, fios de pesca que alguns emigrantes retornados traziam dos Estados Unidos e que as esposas lá iam fornecendo aos miúdos vizinhos. Eram as chamadas “fieiras”.
Foi também dos Estados Unidos que cá chegou o jogo do bilro. Para isso houve que proceder à limpeza de junco e entulho do largo que fica em frente à Rua Dom João Paulino (Rua Nova).
Aí se iniciou, a seguir, o futebol, utilizando uma bola trazida da Horta, onde esta modalidade de jogo já era praticada há anos, principalmente, pelos funcionários das companhias estrangeiras dos cabos submarinos que estavam instaladas naquela cidade. Dado o grande entusiasmo que o futebol despertou, procedeu-se à limpeza do “Juncal”, e aí ficou o campo de jogos durante umas dezenas de anos.
Já não se praticam, como disse, os jogos de rua. Praticamente, ficou-se pelo futebol. E o Lajense, este ano, está a dar boa conta de si. Folgo com isso pois não esqueço que do velho Clube Desportivo Lajense sou o sócio mais antigo, desde a sua fundação.

Lajes do Pico,
12 de Abril de 2013
Ermelindo Ávila

Sem comentários: