segunda-feira, 16 de março de 2015

SACERDOTES LAJENSES I I I

Notas do meu cantinho

Na vila das Lajes nasceu o Pe. José Garcia Pedro. Em 1925, foi para o Seminário de Angra, completando o curso, em 1936, e nesse ano foi ordenado, celebrando a Missa Nova a 26 de Julho. De seguida, foi nomeado pároco da Calheta de Nesquim. Decorrido um ano é colocado nas Velas de São Jorge, onde exerceu os cargos de vigário e ouvidor até 1978, ano em que passou à situação de manência. Cerca de quatro dezenas de anos depois, veio residir para a sua casa nesta vila. Faleceu, subitamente, no domingo de Páscoa, 30 de Março de 1986. Na vila das Velas, onde era muito querido e estimado, além de Pároco e Ouvidor, foi director e professor do Externato Cunha da Silveira, desde a sua fundação até à vinda para esta vila.
Podemos registar aqui o Pe. Dr. Fernando Herberto Leal Maciel que, embora não tendo nascido nas Lajes, mas na Horta, aqui viveu, com a família, desde a adolescência. Iniciou os estudos secundários no Seminário de Angra e depois transferiu-se para o Seminário de S. José de Macau. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma. Na Igreja de São Francisco das Lajes do Pico foi ordenado pelo então Bispo de Macau, Cardeal Costa Nunes e celebrou a Missa Nova. Faleceu em Macau.
Padre Dr. Manuel da Rosa Quaresma nasceu na Ribeira do Meio, subúrbio desta Vila, em 7 de Outubro de 1937. Fez o curso do Seminário de Angra e foi ordenado sacerdote, em 4 de Junho l961 e, a seguir, celebrou a Missa Nova na igreja de S. Francisco desta vila. Depois seguiu para Roma e na Universidade Gregoriana licenciou-se em Filosofia e Direito Canónico. Decorria o Concílio Vaticano II e o Dr. Manuel da Rosa tomou parte, como secretário do Cardeal picoense Dom José da Costa Nunes.
Depois seguiu para os Estados Unidos onde foi professor da Universidade Católica de Washington. Além disso, era igualmente um artista, deixando na sua residência pessoal, em Washington, numerosas obras dignas de museu sobretudo peças de mobília artística e originalmente elaboradas.
Faleceu, a 30 de Outubro de 2011, naquela cidade norte-americana.
Aquando do seu falecimento escreveu o antigo colega, Doutor Caetano Valadão Serpa1: Era um filósofo genuíno (o Doutor Manuel da Rosa) que nunca se cansava de salientar, com mestria, aspectos da filosofia clássica e moderna ou contemporânea. Sempre muito bem informado e enquadrado na problemática de uma visão actual. Realmente um intelectual de calibre pela sua maneira de ser e de carácter pessoal se manteve bastante isolado. Dotado de uma memória prodigiosa, recitava de cor grande parte dos Lusíadas e outros poemas de poetas de sua preferência. Mesmo antes de entrar na Universidade tinha seus filósofos preferidos que declamava com gosto, sendo estes os seus momentos mais extrovertidos que até lhe mereceram o cognome de “Descartes”.
*
E termino estas notas com uma referência especial ao Diácono Pedro Aguiar. Nasceu nas Lajes do Pico, a 27 de Novembro de 1989. Fez o curso secundário na Escola Secundária das Lajes do Pico e, no ano lectivo de 2009-2010, ingressou no curso teológico do Seminário de Angra. Foi ordenado Diácono, em 8 de Dezembro de 2014, e será ordenado sacerdote, em 21 de Junho próximo. Tem calendarizada a Missa Nova para o dia doze de Julho na Matriz desta Vila.
É o primeiro sacerdote da Paróquia da Matriz da Santíssima Trindade a ordenar-se no presente século XXI.
Auguramos-lhe as maiores felicidades materiais e espirituais.

*
Por último uma referência devida aos Ouvidores que, brilhantemente, exerceram sua actividade jurisdicional neste concelho.
A Ouvidoria das Lajes do Pico foi criada pelo Bispo D. Frei Jorge Santiago, 3º Bispo da Diocese (1552-1561), o qual criou também as ouvidorias de Vila Franca, Ponta Delgada, Vila do Porto, Angra, Praia, S. Cruz da Graciosa, Velas, Horta, e Santa Cruz das Flores. (Em parêntesis registo que só a das Lajes mereceu ser extinta!...)
O último Ouvidor foi o falecido Vigário das Lajes do Pico, P. Manuel Pereira Garcia, aquando da sua transferência para S. Caetano. Ingloriamente, deixou de ser provida de sacerdote titular. Um erro crasso que em nada serviu para glorificar o Senhor, de quem, talvez, nem sempre teve o discernimento necessário para administrar uma diocese dispersa por nove ilhas no meio do Atlântico...


Lajes do Pico
16-2-2015
Ermelindo Ávila

1 Jornal “Portuguese Times”, edição de 16 de Novembro de 2011

Sem comentários: