segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ACONTECIMENTO DA SEMANA

Decorreu em Lisboa a 21ª cimeira da NATO. Quem teve a oportunidade de assistir, pela TV, à chegada dos representantes das nações, ficou algo ciente do que se passa pelo mundo da Política.

Ainda me lembro da fundação da organização da NATO, ou OTAN como inicialmente era conhecida essa nova sociedade, que veio após a segunda Grande Guerra de 1939-45. E parece que tudo ficaria por aí. Havia o exemplo da antiga Sociedade das Nações, que igualmente surgira após o termo da Guerra 1914-1918 e que não deixará de ser um verdadeiro fracasso.

Mas não bastou a NATO. Depois veio a ONU e, mais tarde, a União Europeia.

E se estão circunscritos os conflitos armados, principalmente ao Afeganistão, e ao qual a NATO tem prestado a maior atenção, - Portugal lá tem um contingente militar - há outros não menos devastadores que estão a alterar constantemente as estruturas sociais e económicas das Nações.

Foi interessante ver a chegada dos representantes das Nações à Praça das Nações, em Lisboa. Para Portugal não deixou de ser um momento prestigiante e dignificante, que trouxe à antiga capital do histórico Império, as personalidades mais distintas do Mundo Político, deste a Rússia, a Alemanha, aos Estados Unidos da América.

Dizia-se que, nesta cimeira, seria deliberada a extinção da NATO. Depois, que isso só se verificaria mais tarde. Afinal, uma confusão de ideias e de interesses que está longe de encontrar uma solução pacífica e promotora de paz, de progresso, de desenvolvimento económico e social, de bem-estar das pessoas, a braços com uma crise de que não há memória. O que é certo é que a NATO saiu reforçada com o novo acordo estratégico. E ficou assente que a Aliança vai trabalhar no sentido de reduzir as armas nucleares.

Os portugueses, apesar de tudo, vivem horas amargas. São os salários e ordenados que diminuem. São os impostos que aumentam. São as regalias sociais que praticamente desaparecem.

É desolador escutar as notícias que diariamente nos trazem os meios de comunicação social. Não vislumbramos um futuro de paz e de bem-estar. Parece que voltámos aos tempos recuados em que os anos da fome atormentavam todos os povos.

Não deixaram de ser deselegantes as manifestações hostis contra a NATO, que o mesmo é contra os Representantes das Nações, que se encontravam em Lisboa, promovidas por forças políticas que pouco parece interessarem-se com os problemas nacionais.

Estou no ocaso da vida. O futuro que me espera é pouco risonho. Já não faço projectos nem tenho aspirações. Mas, em certa medida, não deixa de preocupar-me o futuro dos meus netos e bisnetos. Horas amargas com certeza os esperam. Infelizmente. A menos que o mundo dê uma volta grande e os homens que o governam tenham a consciência da responsabilidade que lhes cabe na preparação do futuro.

E, como diziam os velhos almanaques:

Deus super omnia!

Vila das Lajes,

Novº 2010.

Ermelindo Ávila

1 comentário:

Anónimo disse...

VELHOS SÃO OS TRAPOS!
EIS AQUI UM PENSAMENTO LÚCIDO DUM SENHOR A ABEIRAR OS 100!!!
QUE BELO EXEMPLO NOS CONTINUA A DAR. OPINAR NÃO É SÓ DIZER MAL DE TUDO, É TER A LUCIDEZ NECESSÁRIO PARA EXPRIMIR CORRECTAMENTE O NOSSO PENSAMENTO.
SEMPRE FOI ASSIM NA VIDA DESTE QUERIDO ANCIÃO.
QUE DEUS TE CONSERVE POR MUITOS ANOS, QUERIDO "EREMITA"
UM BEIJO TERNO.