quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NAS ILHAS AÇORIANAS

Foi sempre muito praticada pelo povo açoriano a devoção à Virgem. Como povo católico que é, na generalidade, pode mesmo dizer-se que era e é a sua principal devoção. Há alguns que se dizem agnósticos ou ateus, ao sabor da época que atravessamos, pois é mais elegante, mas, mesmo assim, pouco representam.

É ver o que são as solenidades da Virgem nas diversas Ilhas dos Açores, a par daquelas que são dedicadas ao Santo Cristo dos Milagres, em S. Miguel, ou do Bom Jesus, em S. Mateus do Pico, para não trazer à colação outras festividades que em todas as ilhas se realizam e que os crentes, ou mesmo os não crentes, praticam, as que atraem muitos devotos.

Na realidade, são as festas religiosas que por essas ilhas todas têm mais expressão. Basta verificar que, as chamadas festas de verão, ou actualmente as “Semanas”, têm nos programas, mais ou menos em evidência, uma procissão à Virgem ou a um santo de particular devoção. É ter presente a “Semana do Mar” com a festa de Nossa Senhora da Guia, ou as “Sanjoaninas” em Angra, com o S. João por patrono.

Por cá não se faz excepção. Em 1880 houve na Matriz das Lajes 107 baptismos, tendo sido invocada Nossa Senhora do Rosário para Madrinha de 55 crianças; e, em 1883, ano em que foi entronizada a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, das 84 crianças baptizadas, para 32 foi invocada Nossa Senhora do Rosário

e para 33 Nossa Senhora de Lourdes. E já no ano seguinte Nossa Senhora de Lourdes foi invocada para Madrinha de 38 baptizados, enquanto Nossa Senhora do Rosário foi madrinha de 26. Nesse ano e somente da paróquia da Matriz baptizaram-se 82 crianças. A população da Paróquia rondava os 3 mil habitantes.

* * * * * * * * *

A Igreja Católica festejou no passado dia 11 Nossa Senhora de Lourdes, aparecida em igual data do ano de l858 na cidade francesa de Lourdes.

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes espalhou-se rapidamente pelos Açores, apesar dos deficientes meios de comunicação da época. No entanto, escreve Mons. António

Maria Ferreira no seu livro “Perfumes de Lourdes”, (1) editado em 1892, que Lajes do Pico “Foi talvez o primeiro lugar dos Açores onde Nossa Senhora de Lourdes começou a ser publicamente invocada, não obstante ser o Faial a primeira Ilha onde foi exposta ao culto a primeira Imagem de Nossa Senhora de Lourdes”. E continua o distinto articulista: Em ocasião aflictiva para os habitantes daquela vila, num desses dias em que o mar enfurecido, parece, na frase dos lajenses, querer engolir a terra, algumas baleeiras tripuladas por intrépidos marinheiros demandavam o porto, lutando corajosamente com as ondas enfurecidas; mas para os de terra havia iminente risco de os verem despedaçar-se nas penedias que tornam perigosíssima a entrada do porto.

E depois acrescenta: “... envolta com os gritos de angústia que de continuo irrompiam de todos os peitos eram repetidamente ouvidas de diferentes pontos da multidão as exclamações: - Nossa Senhora de Lourdes livrai-os do perigo – Nossa Senhora de Lourdes salvai-os”. Milagre ou não, “o facto é que a tempestade serenou, as embarcações entraram a salvo no porto e da tripulação ninguém sofreu o menor dano.

Em 4 de Setembro de 1883 chegava às Lajes a formosa imagem de Nossa Senhora de Lourdes, tendo-se nesse ano, a festa sido realizada no dia 30, último domingo daquele mês Todavia, nos anos seguintes, até hoje, passou a realizar-se no último domingo de Agosto, liturgicamente dedicado ao Coração Imaculado de Maria.

E, segundo o citado Mons. Ferreira, não só na ilha do Pico se espalhou a devoção a Nossa Senhora de Lourdes. Na Ilha Terceira a

primeira imagem foi colocada na igreja na freguesia dos Altares. Depois foi em São Mateus, e São Tiago na Praia da Vitória; e, em 1891, na Sé Catedral.

Na Ilha de São Jorge foi um padre lajense, que ali paroquiava, o Pe. Francisco Xavier de Azevedo e Castro que, na sua paróquia, Santo Antão da Vila do Topo, entronizou a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no ano de 1884.

Como se disse, na Ilha do Faial a Imagem da Senhora Aparecida na Gruta de Massabielle foi benzida no dia 16 de Setembro de 1883; e na Igreja Matriz daquela ilha, em 22 de Novembro de 1891. Nos Cedros a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi exposta ao culto em 30 de Novembro de 1893.

Na cidade de Ponta Delgada a primeira imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi benzida e exposta ao culto na igreja de Nossa Senhora da Esperança no dia 18 de Agosto de 1889. A segunda imagem na igreja das Capelas no dia 9 de Outubro de 1890 e a terceira Imagem na Igreja do Porto Formoso em 12 de Outubro de 1891. Em 8 de Outubro de 1892 foi colocada na igreja do convento de S. Francisco.

Santa Maria honra-se de ter sido a primeira Ilha que, nos Açores, construiu uma capela pública em honra de nossa Senhora de Lourdes inaugurada em Outubro de 1893. A imagem foi benzida na Matriz de Vila do Porto em 25 de Junho e a capela em 22 de Outubro daquele ano.

Interessante registar que, foi tão intensa a popular a devoção à Virgem aparecida na Gruta de Massabielle, que de imediato entrou no cancioneiro popular. É o que nos diz José Carlos no seu livro, “Nossa Senhora de Lourdes na Piedade Açoriana:

Desceste até Lourdes,

ó Mãe de Deus verdadeira

Aparecer a Bernardina,

Confidente mensageira.(2)

_________________________

  1. Ferreira, Presbítero António Maria, Cónego Capitular da Sé, “Perfumes de Lourdes”, edição Tip. “Dois Amigos”, Angra, 1892;

  2. SIMPLÍCIO, José Carlos Vieira, “Nossa Senhora de Lourdes na Piedade Açoriana”, separata do vol. XVII- lº Semestre 1961, da Revista “Insulana”, órgão do I.A.C. de Ponta Delgada.-1963


Vila das Lajes

15 de Fevereiro de 2010

Ermelindo Ávila



Sem comentários: