terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SOLENIDADE DE C RISTO-REI

Há três quartos de século que se vem realizando na matriz desta vila (primeiro na antiga igreja conventual de São Francisco, que serviu de matriz durante cinquenta e seis anos ), a solenidade de Cristo - Rei. Uma desta de natureza interna, pois não havia actos externos, ou fora do Templo. Passou a ser, todavia, uma das principais festas litúrgicas da Paróquia, à qual se associava a quase totalidade da população.

O Papa Pio XI, instituiu a Festa de Cristo - Rei na Encíclica Quas Primas de 11 de Dezembro de 1925.

Foi na paroquial de São João Baptista, da extinta Ouvidoria das Lajes do Pico que, por iniciativa do respectivo Pároco, Pe. Ignácio Coelho, de boa memória, se realizou a primeira festa de Cristo - Rei na Ilha do Pico. Daí só ser possível realizar-se a festa na Matriz, no domingo seguinte, por falta de pregadores.

Foram seus iniciadores os organismos da Acção Católica, recentemente criada na Paróquia. Um grupo de jovens fundou a JOC; um outro, feminino, a JIC. As senhoras fundaram a LAC.

Estes organismos estavam filiados nas Direcções Diocesanas e reuniam apreciáveis números de membros.

Todavia, nem sempre a Acção Católica foi bem aceite pela generalidade das pessoas, principalmente por aquelas que, dizendo-se católicas, tinham práticas agnósticas. Até houve uma autoridade administrativa que, em certa ocasião, notificou um dos dirigentes para se apresentar na Administração do Concelho, afim de explicar quais os fins do organismo que ele classificava de “sociedade secreta”. Enganou-se, porém, pois aquilo que ele entendia como “sociedade “ e demais “secreta”, era uma instituição da Igreja, com estatutos aprovados pelo Governo Central, de então. E o nosso homem ficou por aí...

No número de 5 de Novembro de 1938 de “O Dever”, encontra-se a seguinte notícia: Cristo - Rei. É já amanhã que, na nossa paroquial se realiza a solene festa de “Cristo - Rei”, a que nos referimos a semana finda. O tríduo tem sido bastante concorrido, dando a esperança de uma inúmera afluência de fieis às solenidades do dia de amanhã. A Missa da Comunhão Geral terá lugar pelas 7 horas, às 11 h. haverá missa solene com sermão, exposição, ficando o Santíssimo no trono à adoração dos fieis até ao anoitecer, em que terá lugar a consagração, imposição dos emblemas às Senhoras da L.A.R.C.F. e bênção.

Curiosamente, era nesta solenidade que as Senhoras lajenses passavam a exibir as suas vestes domingueiras do inverno. E faziam-no com primorosa gala...

As festas de Cristo - Rei, que, com maior ou menor brilho, nunca deixaram de ser celebradas na Matriz da Santíssima Trindade, apesar dos organismos da A.C. se terem extinto por razões diversas – apenas dois dos membros da JOC de há 71 anos, se encontram ainda vivos... - não deixa de ser realizada como festa paroquial e sempre teve o melhor e mais salutar acolhimento dos lajenses.

O presente ano não deixará de o mesmo acontecer. Assim esperamos.


Vila das Lajes. Nov. de 2009

Ermelindo Ávila


Sem comentários: