domingo, 17 de maio de 2009

SANTO CRISTO

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “...a fé é uma adesão pessoal do homem a Deus. Ao mesmo tempo e inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade revelada por Deus.” É um sentimento intrínseco. Difere de pessoa para pessoa. Cada qual, consequentemente, tem o direito de a praticar livremente, de crer em Deus e nas Três Pessoas da Santíssima Trindade. Crer, pois, no Filho é crer igual e simultaneamente no Pai e no Espírito Santo. Deus é Trino e Uno.

Assim se explica a devoção, particular e pessoal, ao Filho de Deus, Jesus Cristo, sob as mais diversas invocações, mas especialmente aquelas que recordam a Sua Paixão.

Na generalidade, para os Açorianos, quer vivam nestas ilhas, e de um modo afectivo em São Miguel, quer estejam radicados na Diáspora, a grande devoção é tributada ao SANTO CRISTO DOS MILAGES, cuja imagem foi oferecida pelo Papa Paulo III e é venerada no Seu Santuário da Esperança, desde 1541. O mesmo Senhor é também invocado nestas ilhas, em Imagens idênticas que recordam a apresentação do “Ecce Homo” no Pretório de Pilados: - Santo Cristo, na Paróquia da Silveira e na ermida dos Toledos, na Ilha do Pico; Santo Cristo em Santa Cruz da Graciosa; Santo Cristo na Caldeira de S. Jorge e na Praia do Almoxarife, do Faial; ou, ainda, Senhor da Pedra, em Vila Franca do Campo; Senhor Jesus em Santa Cruz das Ribeiras; Senhor Jesus das Preces, na Matriz das Lajes do Pico, além do Santo Cristo da Misericórdia de Angra. No Seu Santuário de São Mateus, venera-se a imagem do Bom Jesus, trazida do Brasil, em 1862 pelo emigrante Francisco Ferreira Goulart; e também nas Paróquia da Calheta de Nesquim e da Criação Velha. Recordem-se igualmente as paróquias de Santa Cruz da Lagoa, em São Miguel; Matriz da Praia da Vitória; Matriz de Santa Cruz da Graciosa; Paróquia de Santa Cruz das Ribeiras; e Matriz de Santa Cruz das Flores.

Como já referi, a devoção ao Santo Cristo dos Milagres está arreigada na alma do Povo Açoriano, em qualquer parte onde se encontre. Isso explica que, no Brasil, há diversos Centros de Culto dedicados ao Bom Jesus. Nos Estados Unidos e no Canada existem paróquias e igrejas cujo titular é o Santo Cristo, e Imagens da mesma invocação em diversas igrejas portuguesas.

Poetas e Prosadores têm produzido excelentes trabalhos, de seus estros brilhantes, como é o caso do recente livro do escritor Daniel de Sá, de temática cristológica.

E dos Poetas só deixo esta quadra:

Santo Cristo! Esperança Bendita!

Do cristão que vos ama e adora

A Minh’alma vagueia aflita

Glória a Cristo na última hora.

E esta outra do hino do Bom Jesus da Calheta de Nesquim:

Viva o Bom Jesus!

Viva o Rei que nos remiu!

Seu Sangue Divino

As portas do céu abriu.

Nestes dias solenes o povo cristão está voltado para o Santuário de Santo Cristo dos Milagres, de Ponta Delgada. Ali, sem respeitos humanos, se ora ao Senhor, implorando graças diversas: a cura de um doente, a solução de um problema familiar, o emprego de um filho ou do marido... E tantos mais!

C á de longe, também nos permitimos endereçar nossas preces ao Senhor do Pretório:

Santo Cristo dos Milagres volvei Vosso olhar de misericórdia para este Mundo em crise; atendei as preces de Vossos filhos e acudi a todos, com a solução dos seus problemas. A saúde dos que sofrem, e, sobretudo, a paz que anda arredia das famílias e da própria sociedade.

Senhor Santo Cristo, tende piedade da humanidade aflicta!

BOAS FESTAS

17 de Maio de 2009

Ermelindo Ávila

(Crónica para o programa da RDP-A Manhãs de Sábado)


Sem comentários: