terça-feira, 12 de maio de 2009

Estudantes em férias

A Minha Nota


Estão a chegar as férias escolares. Este mês os alunos do Ensino Superior cumpriram a praxe da chamada “Queima das Fitas”.

É um dia que, quase de natureza oficial, se dão por terminados os cursos escolhidos e, quer se queira quer não, se pensa no futuro. Um dia de despedida da escola, dos professores e dos colegas. Acontece que alguns nunca mais se encontram. Outros dão começo a uma vida nova, quase sempre a dois, mas que, terminadas as efervescências da juventude, por vezes acaba ingloriamente. Não acontecerá com todos mas, infelizmente, com alguns...

Contava-me certo licenciado – aqui há umas dezenas de anos - que, no dia que acabou o seu curso de Direito chegou a casa radiante, esperando uma manifestação de regozijo e alegria da parte do Pai, quando a este disse: Meu Pai terminei o meu Curso. O Pai escutou-o muito calmo e respondeu-lhe: Muito bem, meu Filho. Até aqui tiveste Pai que providenciou pela tua vida e pelos teus estudos. Agora trata de ti. E dizia-me o doutor V.:- “Nunca havia pensado nisso. Foi o dia mais triste da minha vida!”

Com certeza que situações destas não acontecem presentemente. Os tempos são outros e os Pais procuram acompanhar os filhos, em todas as circunstâncias da vida consoante as suas possibilidade

Em breves dias os estudantes estarão nas suas terras, para passarem as férias junto das famílias, que os recebem sempre saudade e muito carinho, embora algo preocupadas com o futuro dos seus meninos. É natural.

Mas há que pensar a sério no futuro.

As populações vão envelhecendo. Por estas lados a juventude quase desapareceu, em razão de factores vários: Uns acompanharam os pais emigrantes e emigraram também. Outros migraram para o continente português ou para outras ilhas, onde é mais fácil encontrar emprego.

Alguns foram até às Universidades e, concluídos os cursos, por lá ficam.

Poucos pensarão nas terras de origem, E é pena pois todas as terras desejam ver os seus filhos junto de si. Há deles imensa Necessidade. São os jovens que substituirão os velhos nas suas tarefas. São eles que ocuparão os lugares que vão ficando vagos... São eles e não outros, que hão-de promover as próprias terras natais, já pensando em projectos que, uma vez postos em execução, poderão ser capazes de proporcionarem emprego para outros jovens e desenvolverão os meios ambientes com iniciativas promissoras e progressivas.

Que venham os nossos jovens estudantes. Que gozem com alegria umas boas férias e que consigam um futuro repleto de felicidades, bem-estar social, familiar e cultural, são os votos sinceros a amigos que aqui lhes deixo.


Vila das Lajes, 4 de Maio de 2009

Ermelindo Ávila

Sem comentários: