quinta-feira, 8 de junho de 2017

O SÉCULO PASSADO...

A minha nota


         Chamaram ao século XX o Século das Luzes. Realmente, foi um dos períodos mais brilhantes da História Mundial.
         O Homem do século passado beneficiou de uma transformação social, cultural e económica que até ali desconhecia.
         Surgiu o petróleo e, depois, a electricidade. E veio, a seguir a rádio, a televisão, a aviação e um sem número de descobertas científicas e culturais até então impensáveis. E de todas essas descobertas e invenções o homem foi o grande beneficiário. Mas, mesmo assim, não evitou as duas grandes guerras mundiais, nem as revoluções internas: a Rússia, o México, a Espanha, e outras mais, de que ainda hoje sofre os efeitos tremendos que essas convulsões trouxeram.  
         Olhar para trás, após dezassete anos de outro século, é sentir arrepios e pensar como foi e, afinal, continua o ser humano a sofrer tamanhos malefícios, depois de vultuosas descobertas científicas.
Prosseguem as revoluções fratricidas, principalmente no continente africano. Vários povos estão a sofrer perseguições e para delas se afastarem, fogem aos milhares para os países europeus que nem sempre os acolhem carinhosamente, deixando atrás empregos e bens pessoais e outros membros da família. São bastantes e mortíferas as tragédias marítimas pois, tomando qualquer meio de transporte, muitas vezes os refugiados são vítimas de naufrágios fatais.
Ninguém esquece o que foi a primeira guerra mundial, na qual Portugal tomou parte, com perdas irreparáveis da nossa juventude; nem a guerra dos campos de concentração hitlerianos, onde tantos inocentes foram sacrificados e mortos barbaramente. Estive num desses campos e horrorizou-me só de ver os antigos instrumentos de sacrifício e extermínio. Lá se encontravam ainda os barracões com os fornos para onde foram lançados vivos os pobres prisioneiros e, num campo anexo, ainda se encontravam as forcas com as cordas pendentes, baloiçadas pelos ventos, a dar um testemunho macabro da ferocidade dos algozes.
         E os cristãos que, na Guerra de Espanha, perderam a vida às ordens de Moscovo! E as perseguições aos católicos, no México!...
         E a guerra de África, onde tantos dos nossos soldados ficaram, vítimas de ataques da guerrilha nas matas!...
Que o século XXI não seja um Século de novas revoluções internas e guerras atrozes! Que, de facto, a Paz seja um bem que a todos chegue e não mais se afaste!
Que a guerra se acabe na Terra, e que haja a Paz de Cristo Redentor!

 Dia de Santo Cristo, 2017.

 Ermelindo Ávila

Sem comentários: