segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MANHÃS DE SÁBADO nº. 117-

29-Janeiro-2011


Amanhã, na sua ermida própria, na Ribeira do Meio, subúrbio desta Vila das Lajes, celebra-se a festa de São Sebastião, Um acontecimento litúrgico que vem de remotas eras, pois a primitiva ermida já existia em 1592, um pouco mais de um século após o povoamento, dado que, nesse ano, uma tal Bárbara Gaspar testava a favor da ermida, então situada no cimo da Almagreira, também subúrbio das Lajes.

Várias foram as ermidas construídas nesta zona pelos primeiros habitantes da ilha. Além da primitiva, dedicada ao Apóstolo São Pedro, nome do primeiro pároco da Ilha, e que serviu de paroquial quinhentos anos, - “catedral ingénua” lhe chamou o historiador Lacerda Machado, - existiram a de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja da Misericórdia, aqui erguida em cumprimento do voto feito a quando da crise vulcânica de 1718-1720. Ambas já são desaparecidas. Mantém-se, felizmente, a dedicada a S. Pedro, bem como a referida ermida de São Sebastião e a de Santa Catarina. E isso porque , por estes lados, há grande devoção pelos Santos titulares. E não só.

De lembrar também uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição, construída por uma tal Maria Pereira, no local onde hoje se encontram a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o convento franciscano, um dos mais grandiosos edifícios da Ilha, a servir actualmente de Paços do Concelho e cujas construções foram iniciadas em 1629.

Santa Catarina é a protectora dos doentes mentais e S. Sebastião, o santo invocado contra a peste, doença que nos anos vinte do século passado atingiu e fez várias vítimas quer na vila da Madalena quer nesta igualmente. Ainda hoje, passados três quartos de século, muitos recordam as horas de angústia e de sofrimento então vividos.

Mas, como disse, amanhã terá lugar a festa do santo protector das doenças pestosas e por isso, apesar da época invernosa, há sempre boa afluência de pessoas que, durante a tarde, assistem ao pequeno arraial para arrematar as ofertas ou promessas levadas a São Sebastião.

São igualmente vulgares as ofertas de carnes e outros produtos dos suínos abatidos, durante a semana antecedente, para uso doméstico. Velhos costumes que, infelizmente, estão a desaparecer e que vindo de remotas tempos, - primícias da terra e do trabalho do homem – contribuíam para a manutenção do culto católico.

A ermida de São Sebastião é um pequeno monumento histórico. Substitui, como referi, aquela que existia em 1592, e que recebeu várias visitas dos Prelados ou seus Visitadores - delegados e que dá denominação ao sítio que hoje se conhece como São Sebastião – o - velho.

E hoje por aqui fico.

Bom, dia!



Vila das Lajes,

24-Janeiro-2011

Ermelindo Ávila

Sem comentários: