domingo, 20 de junho de 2010

MIRADOUROS

Os Serviços de Obras Públicas anunciaram a execução de alguns melhoramentos nas estradas regionais da Ilha do Pico.

Congratulamo-nos com o facto pois, na realidade, algumas das estradas estavam a reclamar, há muito, uma cuidada atenção por parte dos Serviços respectivos.

É que o movimento das estradas do Pico, como vem acontecendo, aliás, por toda a parte, não é o mesmo de há cinquenta anos em que uma ou duas viaturas de transportes colectivos por elas circulavam e mais uma escassa dezena de automóveis. Hoje, o parque automóvel, segundo consta, anda por cerca de dez mil veículos, o que não deixa de ser algo exagerado, face à população da ilha que pouco ultrapassa os quinze mil habitantes. Trata-se de uma circunstância que não deixa de ser apreensiva para o progresso e desenvolvimento do Pico.

Anunciam também que estão em execução três miradouros, no Norte da Ilha. E, pergunto eu: o Sul não carece de alguns miradouros? Não será de construir miradouros no Caminho Largo da Piedade, no Alto do Arrife, na Terra da Forca, em São Mateus?

Não será o da Terra da Forca aquele que melhor panorama oferece da Baía das Lajes e da Montanha do Pico?

É tempo de se considerarem com isenção e seriedade as potencialidades da Ilha, quer sob o aspecto económico, quer sob o aspecto turístico - paisagístico.

É tempo de se olhar para a Ilha como um todo, repleto de valores inaproveitados e que, noutras ilhas, há muito teriam sido considerados.

Porque na Ilha existem três concelhos, dizem... E São Jorge, a Terceira, as Flores? Não teremos os mesmos direitos? Já se esqueceu que a Ilha do Pico é a segunda em área? Porquê, pois, esta perseguição contínua a uma ilha e a um povo que sempre tem sido amesquinhado, sacrificado, e considerado de terceira ordem?

É tempo para se dizer: Basta!

Aqui fica um alerta aos picoenses, a todos os picoenses, para que estejam atentos e saibam pugnar e defender a sua terra como um todo cheio de valores que outros talvez não possuem.

******

No próximo domingo, 2 de Maio, vai ser inaugurado o novo hipermercado Lajeshoping, localizado em Santa Catarina, ao lado do actual campo de jogos e do quartel dos Bombeiros. Um complexo moderno que, além das instalações próprias, possui ainda seis lojas a explorar por outros comerciantes.

São seus proprietários o comendador Manuel Eduardo Vieira, com uma próspera exploração agrícola na Califórnia e o Dr. Ricardo da Rosa Vieira, com actividades industriais no continente que, para esta actividade, constituíram a empresa Ancora Parque, Lda.

Uma iniciativa que valoriza e dignifica a ilha do Pico e que merece, por isso, o acolhimento de todos os picoenses.


Vila das Lajes.

27 de Abril de 2010

Ermelindo Ávila

Sem comentários: