domingo, 22 de fevereiro de 2009

Gabinete de Leitura

O Centro de Artes e Culturas do Mar, está a promover um ciclo de palestras, conferências colóquios e mesas-redondas sobre aspectos actuais, vinculados à história e ao presente açoriano, bem como de outras geografias e temáticas – da política ao desporto, passando pela ciência, arte e cultura - Conferências das Lajes, retomando uma tradição do Concelho.

No passado dia 14 o conferencista, Dr. Carlos Martins, do Algarve, tratou do tema “Tendências e oportunidades no Turismo”, que foi bastante apreciado, uma vez que o conferencista soube enquadrar o aliciante tema na realidade da ilha do Pico.

Estão anunciadas outras conferências para os meses seguintes. Desta forma o Centro vai cumprindo o seu programa, largamente distribuído e que, apesar de tudo, tem merecido bom acolhimento da população.

Realmente a Vila das Lajes tem uma tradição cultural. Já o dissemos diversas vezes, apoiados nos documentos que nos chegaram até agora. O Arquivo dos Açores, no volume nono, diz que o Gabinete de Leitura Lajense data de 1876. O gabinete foi aberto com livros cedidos, temporariamente, pelos frequentadores do mesmo e a Câmara Municipal, desejando patrocinar, quanto ao seu alcance, aquele útil melhoramento, concedeu-lhe o subsídio anual de dezoito mil reis.

E continua a notícia do Arquivo dos Açores: Como estivesse em Coimbra, a cursar a Universidade, um distinto e talentoso lajense, o actual Dr. João Paulino de Azevedo e Castro, hoje lente do Seminário de Angra do Heroísmo e sacerdote respeitado pelas suas virtudes e erudição, secundou, poderosamente, os esforços literários dos seus conterrâneos, angariando dádivas de alguns centros de volumes, que para as Lajes do Pico foram logo remetidos.

E acrescenta o Arquivo dos Açores: Durante alguns anos manteve-se com regularidade este Gabinete de Leitura, mas a falta de uma casa apropriada ao fim a que se destinava, foi-lhe afrouxando a concorrência, até passar quase desapercebido.

Mo entanto, em 28 de Outubro de 1895 era fundado uma nova instituição cultural, embora também recreativa, o “Grémio Literário Lajense.”

Hoje a vila das Lajes possui algumas instituições de carácter cultural, que muito a prestigiam: Além da Filarmónica Lajense, fundada em 14 de Fevereiro de 1864, do Museu dos Baleeiros, Biblioteca Municipal Dias de Melo, Posto de Cultura e Turismo, no antigo Forte de Santa Catarina, o Centro de Artes e de Ciências do ar, aonde não faltam os acervos literários quer ara leitura quer para aquisição pelos interessados.

(crónica lida em 21-02-2009, no programa Manhãs de sábado da RDP-A


Sem comentários: