quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ENCONTROS



Percorri várias das Ilhas açorianas, em encontros diversos: uns por dever da profissão que então exercia, outros por convite de amigos que me consideravam membro da mesma “confraria”.
E foi assim que tive o prazer, grato prazer, de encontrar diversas personalidades, quer destas Ilhas, quer do Continente ou até mesmo do Estrangeiro.
Recordo ainda alguns que já eram elementos festejados das Letras e que, até então, só conhecia de nome.
Em diversos desses encontros tive ocasião de apresentar, afoitadamente, alguns estudos sobre os temas a que me tenho dedicado. Vários encontram-se arquivados nos livros desses congressos, por determinação, que não minha, dos respectivos promotores.
Agora, neste meu recanto, vou recordando algumas dessas distintas personalidades que já partiram, como foi o caso mais recente do falecimento de Manuel Machado, escritor radicado em Oslo, onde foi director da respectiva Biblioteca.
Já desapareceram Pedro da Silveira, poeta florentino há muito radicado em Lisboa, Madalena Ferin, mariense, também vivendo na capital portuguesa, Dias de Melo, “velho amigo “ como me tratava, quase “de casa”. Daniel de Sá, bondoso e distinto amigo de largos tempos. À colação trago também Almeida Firmino e o P. José Idalmiro. Eu sei lá!... Uma quase infinidade deles, que já partiram...
Da carreira profissional, que bons amigos já perdi. Quase todos: - João Gabriel de Ávila, João Branco, Raul Correia da Silva, Manuel de Madeiros Resende, e outros mais. Que óptimos momentos passamos juntos nessas tertúlias “profissionais”, que mais serviam para encontros de velhos amigos...
Não posso nem devo esquecer o Dr. Carreiro da Costa, Victor Pedroso, Silva Júnior, Emanuel Felix e João Afonso, para só estes trazer à barra. Ficam outros mais que nunca serão esquecidos mas não tenho coragem, por razões várias, de aqui trazer. E que bons Amigos que foram, muito embora sempre os haja considerado como personalidades superiores, de alta craveira social e cultural. Só um lembro hoje, por ser conterrâneo e amigo de velha data: o Doutor José Enes, falecido no ano findo.
De alguns deles guardo ofertas de seus livros com deferentes autógrafos muito simpáticos e bastante amigos. Os livros para aí ficam para serem, provavelmente, apreciados mais tarde...
Dos vivos, poucos embora, não trago aqui seus nomes. Eles compreenderão o resguardo...
Conheci Manuel Machado num dos referidos encontros. Viera propositadamente da Noruega onde viveu, como acima disse, os últimos anos, depois de andar pela França e pela Inglaterra. Era natural das Lajes, ilha Terceira. Intelectual de festejado mérito, deixou uma obra literária, em português e em norueguês, de considerável valor, alguma dela publicada em Portugal.
Neste recordar saudoso dos tempos que passaram e dos Amigos que já partiram, há naturalmente lacunas que peço me relevem, pois a memória, cansada que está, já não tem possibilidades de tudo e todos referir. Fica somente este singelo apontamento a recordar Figuras e factos que passaram na minha vida e que não voltam. Uma palavra de homenagem para todos, vivos e falecidos!


Lajes do Pico,
7 de Janeiro de 2015

Ermelindo Ávila

Sem comentários: