quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ERMIDAS E CAPELAS

Notas do meu cantinho

O Pico, desde o seu início ou povoamento, praticou intensamente a religião católica. Nem que tivessem de atravessar a serra ou os baldios para vir às Lajes, primeira povoação da ilha, para se casarem ou baptizarem.
Sabido é que o primeiro templo foi a actual ermida de São Pedro que, na vila das Lajes, serviu de igreja Paroquial de toda a Ilha, enquanto não se construiu a antiga Matriz no princípio do século XVI.
Depois foram aparecendo outras ermidas. Só na paróquia da Santíssima Trindade, além da igreja do convento franciscano, já no seculo XVIII, surgiu a ermida de São Sebastião-o-velho, ao cimo da Almagreira, mais tarde transferida para S. Sebastião, na Ribeira do Meio. De remota era a ermida dos Remédios, demolida a meados do século passado, por se encontrar totalmente arruinada.
Presentemente, existe na Almagreira a igreja-ermida da Rainha Santa Isabel.
Após os sismos de 1718 e 1720, foi reconstruída a igreja da Misericórdia que, decorrido um século, já estava em ruínas.
Resta a ermida de Santa Catarina, num promontório à saída da vila, e que durante centenas de anos esteve ao cuidado da família do antigo morgado.
Ainda pertencente à paróquia da SS.ma Trindade foi construída, nos anos 70, a ermida-igreja do Coração de Maria, no lugar das erras, subúrbio da vila das Lajes.
Tanto na ermida da Almagreira, como na das Terras, exerce-se o culto, quase semanalmente.
Outras ermidas há na área da antiga Ouvidoria.
Nas Ribeiras, existe a secular ermida da Senhora do Socorro, que já serviu de paroquial em Santa Bárbara.
Recentemente, foi construída no Caminho de Baixo das Ribeiras, uma pequena ermida na qual as paróquias de S.ta Cruz e de S.ta Bárbara exercem o culto.
No lugar das Pontas Negras, foi construída, a meados do século passado, uma boa igreja/ermida dedicada a Nossa Senhora de Fátima, onde é exercido o culto, semanalmente, para os paroquianos de Pontas Negras e Ribeira Seca.
No lugar da Ribeira Grande desta freguesia, foi construída uma ermida dedicada a São João Baptista.
Nos Fetais da Piedade, no último século, foi construída uma pequena ermida, dedicada a Santo António, que serve a população local. Na Manhenha, da Piedade existe, de longa data, a ermida de São Tomé onde é venerada e festejada também Nossa Senhora das Mercês. No Calhau da mesma freguesia existe a ermida de Nossa Senhora da Conceição, presentemente restaurada e que data do século XIX.
No mesmo lugar foi construída, há anos, uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na Paróquia da Ribeirinha existe há anos, no sítio da Baixa, uma ermida dedicada ao Apóstolo São Pedro.
Na freguesia da Piedade vai ser inaugurada no dia 14, no lugar da Engrade, uma nova ermida dedicada a São João Paulo II, construída pelos habitantes e veraneantes daquele lugar. Uma pequena ermida onde não faltam as alfaias litúrgicas necessárias uma celebração eucarística.
Fica assim muito valorizado o património católico edificado da zona e da própria Ilha do Pico.
Engrade, Setembro de 2014
Ermelindo Ávila



Sem comentários: