sábado, 10 de novembro de 2012

MÊS DE NOVEMBRO


NOTAS DO MEU CANTINHO


É na generalidade um mês triste. Embora a meio do Outono, já faz sentir a proximidade do Inverno. Mas, para além dessa situação meteorológica, aqueles que professam a religião católica, recordam neste mês aqueles familiares que já partiram para a Eternidade.Daí ser conhecido como o mês das almas, o mês da saudade...
Logo no primeiro dia, a Igreja Católica recorda todos os santos, aqueles que, gozando da visão beatífica, não subiram aos tronos dos altares das igrejas. Segundo um teólogo moderno, “Pela filiação divina o cristão torna-se membro da família de Deus. Tem garantia de um Pai, o Senhor, a certeza de um irmão, a pessoa de Jesus Cristo, e um apoio constante na inspiração do Espírito Santo.”
O segundo dia de Novembro é dedicado aos fiéis defuntos. Diz um comentarista : “As comemorações dos fiéis defuntos, no dia 2 de Novembro, tiveram origem no mosteiro beneditino de Cluny (França). O Papa Bento XV (1914-1922), por altura da Primeira Guerra Mundial, chegou a conceder que todos os sacerdotes pudessem celebrar três Missas neste dia”.
Com as determinações do Concílio Vaticano II, essa faculdade estende-se a todos os sacerdotes e em diversas circunstâncias, como acontece presentemente àqueles que têm a direcção de três paróquias. É o caso da ilha do Pico...
No dia de todos os santos a Igreja veste-se de branco, sinal de regozijo. No dia 2 as vestes, anteriormente, eram pretas, a manifestar a sua dor pelos que partiram e se encontram ainda a aguardar a entrada na mansão celeste. Hoje, pela reforma litúrgica operada pelo Concílio, os paramentos pretos foram substituídos pelos roxos, que também não deixam de expressar dor e sentimento de angústia pelos defuntos e cujas almas se encontram em estado de purificação.
Num documento da Santa Sé pode ler-se: “Nos ritos fúnebres pelos seus filhos, a Igreja celebra com fé o Mistério pascal, com a confiante esperança de que os que pelo baptismo se tornaram membros de Cristo morto e ressuscitado, passem com Ele, através da morte para a vida. É necessário, porém, que as suas almas sejam purificadas antes de serem acolhidas no Céu, junto dos santos e dos eleitos (...) A oração pelos defuntos é uma tradição da Igreja.”
Novembro é um mês triste. Um mês de saudades muito intrínsecas daqueles que o Senhor chamou a Si antes de nós, mas que continuam presentes e que jamais poderão ser esquecidos. É quase um mês de dor contínua e permanentemente sentida.
Mas haja esperança. Como diz a Antífona de entrada da Primeira Missa do dia dos fiéis defuntos, Se em Adão todos morrem, em Cristo todos voltarão à vida”..
Não estranhe algum leitor este escrito. Num jornal da Igreja, julgo, está dentro dos parâmetros que a regem.

Vil das Lajes,
Novº. de 2012
Ermelindo Ávila 

Sem comentários: