quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LATOEIROS, FERREIROS E TANOEIROS


Tanoeiros, ferreiros e funileiros eram duas artes exploradas por artífices habilidosos e que produziam diversos recipientes indispensáveis ao serviço doméstico e a outros serviços.

Nas Lajes, conheci os antigos tanoeiros José Alves e irmão Tomé Alves e, na Ribeira do Meio, o “Tabuão” e o Manuel de Brum.

Como latoeiros, conheci o Arnaldo Silva que aprendeu o ofício com o Mestre Ventura, da Horta, o Alberto Lemos, cujo pai antes de emigrar para a América também se dedicava ao ofício, ficando a família conhecida pela “Latoeiro”, e o Maciel, que da Horta veio quando a esposa D. Lídia Maciel foi colocada como professora primária na escola da Ribeira do Meio e aqui montou oficina de funileiro, como se dizia. Era um hábil artista. O último deles foi o Francisco Adelino da Silva que, deixando a oficina, ingressou na fábrica de Conservas, onde passou a exercer a profissão e foi um distinto artista.

Os tanoeiros, trabalhando com madeira de cedro, - hoje seria impossível ... – faziam os potes para a água, e os baldes para a tirar dos poços de maré e das cisternas, as canecas para trazer o leite das vacas, e, ainda, os socalcos para os socos para os tamancos que os homens, geralmente, usavam, quando em descanso, as celhas para os diversos usos domésticos, etc.

O ofício de ferreiro deve ter sido o primeiro exercido na Ilha. Segundo Frei Diogo das Chagas,(1) em 1506, os homens bons e mais oficiais da Câmara fizeram Postura para trazerem o ferreiro Gonçalo Anes para ilha, o qual foi contratado por quatro anos, recebendo dois moios de trigo e uma “casa tamanha como a casa da Câmara”. E foi esse artista que fez os pregos, as trancas, as fechaduras das casas que se iam construindo e, naturalmente, os utensílios para a Lavoura.

Lacerda Machado, comentando o facto, escreve: Hoje,(1936) pela emigração desordenada e pela importação das ferramentas de fabrico mecânico, o ofício de ferreiro está quase extinto, havendo apenas um as Lajes. Ainda me lembro de quem passava na “Ladeira dos Ferreiros”,na Silveira, hoje silenciosa, tinha a impressão de se aproximar de um arsenal, pelo ruído intenso dos alhos em sete oficinas (lojas de ferreiro), quase consecutivas. (2)

Com o desenvolvimento da actividade baleeira, as oficinas de ferreiro aumentaram. Lembro os diversos artistas com oficinas montadas: além dos mestres Constâncias, na Silveira, – uma geração de artistas, durante mais de um século, que terminou no dia 22 de Setembro passado, com o falecimento do mestre António Constância, - na Vila existiram as oficinas de Manuel Inácio Fagundes e de Manuel António Macedo e nas terras o Tobias da Rosa Soares, e o Francisco Rosa. Mas outros mais houve em quase todas as freguesias da Ilha. Recordo Manuel Jorge do Nascimento, de S. Roque do Pico, exímio artista, que se distinguiu, particularmente, na execução de peças várias para as traineiras da pesca do atum, quando esta actividade teve o seu auge, na década de quarenta /cinquenta.

No tempos antigos, não eram importados utensílios de cozinha. Valiam aqueles que eram feitos pelos funileiros em folha de Flandres (lata). E nisso eram bastante hábeis. Tachos, vasilhas para água ou leite, canecos, enfim, um sem número de utensílios. Nos últimos tempos apareceu a folha de zinco e com ela faziam os latoeiros os grandes recipientes para guardar o milho do ano. Mas uma nota a registar. Na época das matanças de porcos, reservava-se quase sempre uma parte da linguiça para mandar aos filhos, parentes ou amigos imigrados nos Estados Unidos. Os latoeiros faziam uns pequenos recipientes em folha de Flandres – latas lhe chamavam – onde se arrumava uma porção de linguiça, que depois era coberta com banha, e voltavam ao latoeiro para soldar a tampa. Um carpinteiro encaixava a lata numa grade de madeira e assim seguia o destino. Parece que algumas ficavam pelo caminho... Em troca vinham as “sacas com roupas e calçado”. E que apreciadas eram! Os avisos amarelos dos correios eram, ansiosamente esperados por toda ou quase toda a gente. Afinal, um meio de sobrevivência para muitas famílias sem recursos monetários.

Os ferreiros ou serralheiros, como também eram conhecidos, fabricavam, além dos arpões e lanças e outros utensílios para a indústria baleeira, as diversas ferramentas da lavoura, alviões e foices e outros mais, como as sachadeiras ou “caliveiras”, uma cópia daquelas que eram trazidas dos E.U., e os fogões de lenha, executados com arte, para as cozinhas, utilizando como modelos igualmente os que os emigrantes retornados traziam.

A oficina do mestre Manuel António Macedo encontra-se incorporada no Museu dos Baleeiros, tal como a deixou o seu proprietário.

Interessante era ver, na Primavera, e quando o trânsito se fazia pela rua Direita da Vila, pois a estrada Lajes-Piedade andava em papéis nas gavetas dos gabinetes ministeriais, grupos de moças da Almagreira e Silveira passar em ranchos, com as canecas à cabeça ou a tiracolo, com o leite tirado das vacas que pastavam nas Terras da Queimada ou outras, do lado Sul.

Raramente, esse leite era entregue na fábrica de lacticínios. A quase totalidade ficava em casa do lavrador e com ele se fabricava o autêntico, saboroso e especial “queijo do Pico”, quer para uso de casa quer para venda. E quão procurado era o nosso antigo queijo!

Tudo mudou. As actividades artesanais, digamos, desapareceram. Quase tudo se importa. Melhor ou pior?

____________

1) Frei Diogo das Chagas, “Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores”, 19089, pág- 518

2) F. S. Lacerda Machado,”História do Concelho das Lages” 1936, pág.113


Vila das Lajes,

22 de Nov. de 2011.

Ermelindo Ávila

Sem comentários: