quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os milheirais

NOTAS DO MEU CANTINHO

Falo muito nos povoadores porque foram que , naturalmente, deram início à nossa história insular.

Do Minho ao Algarve, para aqui vieram os portugueses de então, povoar estas terras ignotas, sem conhecimento dos mares e dos ventos que, principalmente no inverno, as ilhas assolavam e continuam a fazê-lo nos nossos dias.

Foi esse desconhecimento dos mares e das terras que lhes eram destinadas, que obrigou Fernando Alvares Evangelho a ficar aqui abandonado, um ano inteiro, (reza a história) até que os companheiros da jornada voltarem e aqui se instalaram.

Esse nosso avoengo devia ser homem de rija tempera, destemido e audacioso, para ficar neste ermo desértico, com o cão –seria um “cão de água”? – que sempre o acompanhou e ajudou na caça do gado bravio com que se alimentou.

É uma história e não estória de fantasmas, aquela que nos deixou Fernão (ou Fernando) Alvares.

Quando chegaram os companheiros já ele conhecia os terrenos, os montes e vales e os sítios onde se deviam instalar. Foi o verdadeiro percussor. Como que o enviado especial para preparar as terras que os companheiros desembarcados, por indicação dele, na enseada de Santa Cruz das Ribeiras, haviam de ocupar, desbravar e semear com as sementes que traziam em suas bagagens.

Inicialmente a alimentação das gentes da ilha do Pico era constituída por algum trigo, abóboras, (havia quem colhesse dez a doze mil) e também erva dentabrun (raiz de erva parecida com feijão). Quando faltava o pão de trigo, único cereal conhecido, valiam-se de talos de funcho e nabos. A terra dava muita fruta especialmente pêssegos, marmelos, maçãs e figos. O vinho era do melhor. Muitos enxames de abelhas produziam bom mel.

Há noticia do inhame em 1752. O milho foi introduzido na ilha em 1670 por Denis Gregório de Melo, capitão-mór general dos Açores.

A batata branca ou batata comum chegou aos Açores, e distribuiu-se pelas ilhas, em 1775 e veio de São Miguel para o Pico em 1860.

Nos chamados “anos de fome”, os povos tinham dificuldade em importar cereais. Valiam-se, pois, de raízes de fetos e outras ervas. Ainda conheci uma tia avó que nos contava que, num desses anos, “iam por terra dentro” à procura das raízes que, depois de secas, era trituradas e moídas e dessa farinha faziam um bolo, que, embora intragável, servia para “matar a fome”.

Não há muitos anos o Sul do Pico era um celeiro de milho e de algum trigo. Nesta época quem atravessasse a estrada das Lajes à Piedade, regalava-se ao contemplar os campos de milho, uns verdejantes ainda outros a amarelecer, enquanto o trigo se ia ceifando e conduzindo para as eiras, afim de ser debulhado.

Saudades desses tempos que, parece, não voltam, pois é triste olhar agora para os campos e vales infestados de vegetação selvagem que quase “come” as casas.

E as desfolhadas?

Eram o gáudio da juventude, principalmente quando aparecia uma maçaroca vermelha. Rapazes e raparigas tinham de manter-se com certo recato, pois estavam sob a vigilância dos mais idosos, até dos pais ou parentes...

A meio do serão, o dono vinha servir figos passados e aguardente, pelos mais idosos, pois a gente nova não apreciava a bebida.

De vez em quando, um dos presentes lançava uma cantiga de desafio, que era normalmente correspondida por um outro ou outra conforme o tema apresentado. E tudo decorria com ordem e harmonia. Outros tempos...

Hoje, como disse e repito, passar por esses campos e vê-los cheios de vegetação selvagem ou milheirais destinados à silagem, mete pena e causa dó, como dizia o velho adágio.

Vila das Lajes,

14 de Agosto de 2009

Ermelindo Ávila

Sem comentários: