domingo, 21 de junho de 2009

O VERÃO QUE ESTÁ A CHEGAR

NOTAS DO MEU CANTINHO


2009 está chegado ao meio. Em poucos dias teremos o verão. E muito embora o tempo ainda não nos ofereça dias completamente soalheiros e quentes, a convidar para os banhos de mar, já é tempo de algo se fazer para que nos dias mais acalorados os lajenses possam gozar a frescura do mar que rodeia a vila.

As “praias” não foram este ano beneficiadas com a bandeira azul. Mas, nem por isso, a qualidade das águas do mar deixam de estar apetecíveis para aqueles que têm por hábito passar umas horas no mar, na época do Verão. E para que se possa oferecer aos utentes o prazer completo algo falta ainda, e não pouco. Demais informa “O Dever” no seu último número que a zona balnear das Lajes do Pico tem qualidade de ouro, embora não lhe tenha sido atribuída a bandeira azul .

Junto das antigas casas dos botes da Lagoa de Cima, têm o clube náutico a sua sede, um modesto alpendre sem condições para que os desportistas disponham de um sítio aprazível onde passar as horas de lazer. O projecto de remodelação e ampliação daquelas instalações desportivas já está concluído e, ao que me é dado saber, foi entregue nos Serviços competentes para a aprovação e concessão do respectivo subsídio. Aguarda. No entanto, aguarda pareceres e a aprovação final.

Um atraso que mal se percebe, tratando-se, como se trata afinal, de um governo único...

O Município promoveu a construção de balneários em alguns portos do concelho. Esqueceu porém que a zona balnear desta vila é a de maior frequência, não somente dos nativos como dos visitantes, alguns, e não poucos, estrangeiros. E são estes que melhor acolhimento devem merecer, numa terra onde se deseja desenvolver a indústria do turismo, aquela que vai representar em futuro próximo, o estreio económico desta terra.

A melhoria do acesso às poças da Barra torna-se indispensável bem como o duche que, melhor seria se estivesse instalado em cabine amovível para que possa ser retirada no Inverno, afim de se evitar a sua destruição. Pequenas coisas que muito representam, para benefício dos utentes e o bom nome da terra.

É tempo de se encontrar uma solução para o antigo campo de jogos. Mais um parque de estacionamento? E porque não uma zona ajardinada, com arvores apropriadas e bancos de descanso num melhor traçado urbanístico? E igualmente os largos ajardinados, onde quase só existe relva e bem poucos bancos de descanso.

E porque não lançar um arruamento na parte Leste da Vila que, saindo da zona de S. Pedro, vá entroncar a norte no actual parque de estacionamento? Uma maneira útil de conquistar alguns terrenos para construções urbanas, evitando-se a evacuação da Vila e a fuga para os seus subúrbios.

É uma sugestão e aí poder-se-ia conquistar alguns.

E por último impõe-se que os acessos ao Posto de Turismo (Castelo) e Centro de Artes e Ciências do Mar (SIBIL) sejam melhorados pois os pisos estão a ficar em más condições de trânsito. E não são grandes as extensões.

Outros reparos havia a fazer. Ficam “em carteira”.

Vila das Lajes, 13 de Junho de 2009

Ermelindo Ávila

Sem comentários: