domingo, 10 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DE CRISTO-REI

Notas do meu cantinho


Ao terminar o ano litúrgico, o tempo comum da Liturgia Católica, escreve


um autor a seguinte nota:



No final do ano litúrgico, a Igreja Católica celebra o triunfo de 

Cristo Rei. Uma celebração que tem algo de estranho para os critérios 

do mundo, porque o trono do rei não é de ouro mas o patíbulo da cruz , 

na qual Pilatos mandou escrever”. Este é o Rei dos Judeus”. O próprio 

Jesus falou aos discípulos daquela “hora eterna” de reinado, quando 

lhes explicou:”Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim. 

“Liturgia diária - a missa de cada dia. Calendário litúrgico”. Edições 

Paulistas.
A Igreja Católica acaba de celebrar a solenidade de Cristo-Rei. Trata-se de uma festa que encerra o ano litúrgico e foi estabelecida pelo Papa Pio XI, na década de vinte do século passado. Ganhou grande entusiasmo entre os cristãos e foi integrada nos organismos da Acção Católica.
Realiza-se no último domingo do Tempo Comum e reveste-se, normalmente, de grande solenidade litúrgica.
Deve-se ao P. Inácio Coelho, ao tempo Pároco da freguesia de São João, o início da realização da grande solenidade que teve sempre como orador o P. Xavier Madruga.
Logo a seguir foram criados na Diocese os diversos organismos da Acção Católica (A.C.). A Matriz das Lajes acolheu com entusiasmo esse movimento. Criaram-se, pois, a JOC masculina, a JIC e a LIC femininas pois tratavam-se de movimentos cristãos com mais influência da Paróquia. Tomaram eles à sua responsabilidade, além de outras actividades, a Festa do Senhor que se realizava no domingo seguinte para aproveitar o orador exímio que era o nosso antigo director e fundador, P. Xavier Madruga. A sua fala era sempre brilhante e atraía, por vezes, à Matriz, alguns admiradores que o escutavam com muito interesse.
A festa era, normalmente, precedida de tríduo preparatório. Apesar dos organismos da A.C. se haverem, praticamente, extinto, a festa de Cristo-Rei nunca deixou de se realizar, com homilia e Eucaristia cantada.
(A Matriz das Lajes possui um dos órgãos mais antigos da Diocese, de boa qualidade e de que é autor um notável Mestre e não lhe faltaram boas e bons organistas. Recordo D. Maria Adelaide Silva (a D Maria Mestra, professora Primária), D. Adelaide de Azevedo e Castro, D. Maria Xavier, Francisco Xavier de Azevedo e Castro além de outros mais. Na festa de Lourdes tocava o órgão o distinto organista Dr. Garcia da Rosa e as suas exibições eram autênticos concertos.)
A Matriz da Santíssima Trindade das Lajes do Pico, todos os anos vem realizando, com esplendor próprio, as festas do Calendário Litúrgico. Este ano e uma vez mais, cumpriu a solenidade de Cristo Rei, com Missa cantada e homilia.
Cristo Vence! Cristo Reina! Cristo Impera! Aleluia!

Lajes do Pico, Capital da Cultura da Baleia,
27-XI-2017

Ermelindo Ávila

Sem comentários: