quinta-feira, 6 de abril de 2017

A IGREJA DO CONVENTO

NOTAS DO MEU CANTINHO

  Data de 1700 a construção da primeira fase do Convento Franciscano, junto  de uma pequena ermida construída por Filipa Pereira, em 1559, no saínte da vila. A segunda fase do edifício do convento só ficou concluída em 1768 e, junto a ela, no lado Norte ficou a Igreja do convento. 
            Como escreve Silveira de Macedo, a Igreja foi dedicada em 1768, continuando a decorá-la no interior muito lentamente por falta de meios, de sorte que só em 1804 é que conseguiram ultimá-la (...) ficando um dos mais belos templos da ilha pelo primor da escultura dos retábulos e perfeição do dourado, possuindo já os ornamentos necessários, vasos sagrados, uma lâmpada de prata, coroas e resplendores em todas as imagens, o que tudo foi pasto das chamas dum voraz incêndio que em Fevereiro de 1830 reduziu a cinzas a igreja com suas imagens e altares, podendo apenas salvar-se o convento! (1)
            E o mesmo Autor referindo o convento franciscano, informa ainda: possuía um lindo Templo que foi pasto de um incêndio em 1828 (sic) trataram contudo os religiosos de o reedificar e conseguiram cobri-lo e fechá-lo, sendo porém extinto o convento em 1833 assim ficou e já ameaçava ruína quando o padre Francisco Salles, egresso do mesmo e cura da Matriz, tratou de o reparar com esmolas que obteve e alguns melhoramentos lhe fez; mas infelizmente ficou o edifício sem director, e achando-se em estado eminente de ruína. (2)
            A igreja Matriz, construída no meio da Vila, com finta lançada sobre os quarenta e cinco moradores, de então, 1506, encontrava-se bastante arruinada, o que levou o Bispo D. João Maria, aquando da sua visita em 1875, a deixar no respectivo relatório o seguinte reparo: (...) ficamos magoados por ver que uma vila tão antiga, nobre e piedosa, tem uma Igreja Matriz insuficiente para conter o numeroso povo da freguesia, e tão velha que não é susceptível de aumento. Vimos porém com satisfação que se acha reparada e asseada, quanto é próprio, o que é devido às deligencias e zelo do actual muito Rev.do Vice-Vigário António Ribeiro Homem da Costa. E soubemos tambem com satisfação que a respectiva Junta de Paróquia (hoje Junta de Freguesia) e fiéis desta freguesia cuidam com empenho na edificação dum novo templo, para a qual mandaram fazer já a respectiva planta e alçados e coligidos alguns materiais.“
Por seu lado, o Governador Santa Rita, no Relatório de 23 de Dezembro de 1867, já havia dito: (...) a actual igreja paroquial tem19 metros de comprimento até à capela-mor, e 10, 3 de largura. A capela tem 13 m. de comprimento e 5m,3 de largura. (...) Acha-se por tal modo arruinado, que se torna indispensável a construção de um novo templo.
            E assim aconteceu. O projecto é da autoria do P. Ouvidor Francisco Xavier de Azevedo e Castro e a bênção da primeira pedra teve lugar em 7 de Julho de 1895.
            Entretanto os serviços paroquiais continuaram na velha Matriz até que o Governador do Bispado, Cónego Fisher, por Provisão de 16 de Janeiro de 1902, autorizou que os serviços paroquiais passassem para a Igreja do extinto convento franciscano, pois tornava-se necessário demolir a velha matriz para as obras da nova poderem continuar.
            A Igreja só possuía o altar-mor, vindo da Horta da igreja do antigo convento. Foi necessário construir um altar para a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes e outro para a do Senhor Jesus, instalar o órgão ido da Matriz, construir, a meio do templo, um coreto, onde a capela cantava, e acrescentado o coro que liga ao convento.
            De salientar que o órgão é uma verdadeira peça de arte, instrumento de concerto, construído pelo artista António Xavier Machado e Cerveira, em 1804. Foi afinado, nos anos trinta pelo pianista Leite, de passagem por esta vila, e em 1990 pelo organeiro Dinarte Machado. Após esta reparação vários artistas derem nele alguns concertos.
            Com o sismo de 1998 a igreja do convento ficou muito danificada, tendo sido totalmente restaurada e a capela-mor e altares laterais devidamente pintados e dourados pelo Governo Regional. Nessa altura foi retirado o coreto e igualmente a parte nova do coro, que ia até meio do templo.
            O órgão voltou à Matriz e encontra-se instalado num dos arcos que separa o corpo da igreja da nave do lado leste, onde o coro se instala.
            De salientar, na Igreja do convento, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, titular do templo, uma artística e bela escultura, adquirida com donativos recolhidos nas ilhas pela jovem Rita Carolina, em 1906.
           
______________
1) MACEDO, A.L.Silveira de. História das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta. Vol. 1, pág.206
2) Ibidem, Vol. III, pág. 82

Lajes do Pico,
24 de Março de 2017

ERMELINDO ÁVILA

Sem comentários: