sábado, 29 de agosto de 2009

A VILA DAS LAJES EM FESTA

Notas do meu cantinho


Mons. António Maria Ferreira, no seu livro “Perfumes de Lourdes” (1892) dedicou um capítulo às Lages do Pico. E escreve: “Foi o primeira logar dos Açores onde Nossa Senhora de Lourdes commeçou a ser publicamente invocada...”(...)“Em occasião aflictiva para os habitantes d’aquela villa, n’um d’esses dias em que o mar enfurecido parece, na phrase dos lagenses, querer engulir a terra, algumas canoas balieiras tripuladas por intrépidos marinheiros demandavam o porto, luctando corajosamente com as ondas enfurecidas; mas para os de terra havia iminente risco de os verem despedaçar-se nas penedias que tornam perigosíssima a entrada no porto”.(...)“...d´envolta com os gritos de angustias que de continuo irrompidam de todos os peitos eram repetidamente ouvidas de diferentes pontos da multidão as exclamações de :- Nossa Senhora de Lourdes livrae-os do perigo – Nossa Senhora de Lourdes salvai-os!.

“O facto é que a tempestade serenou, as embarcações entraram a salvo no porto, e da tripulação ninguem soffreu o menor dano. Desde então a confiança em N. Senhora de Lourdes começou a ganhar os corações entre aquele bom povo...”.

Estava-se em fins de 1882. Não tardou que se abrisse uma subscrição para a compra de uma imagem representativa da Virgem Maria nas suas aparições na cidade dos Pirinéus, França. Organizou-se uma subscrição que foi subscrita por vinte e sete Lajenses, sendo o primeiro o pároco Pe. António Ribeiro Homem da Costa e o vigésimo sétimo o Dr. João Soares de Lacerda. Entre os subscritores está a empresa baleeira de que é director Amaro Adrião de Azevedo e Castro, que também foi um dos subscritores individual. A Imagem chegou às Lajes a 4 de Setembro de 1883, e é da autoria do escultor Nunes, irmão do então Bispo coadjutor de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes.

Nesse ano a festa teve lugar no dia 30 de Setembro, precedida de “uma devota novena em que se preparou o espírito dos fieis pela meditação das principais virtudes da Santíssima Virgem e leitura dos portentosos acontecimentos realizados em Lourdes por intervenção de Nossa Senhora”.

Foi uma festa de tamanho luzimento, como ali não se via desde há 60 anos, onde o Deus da Eucaristia se achou exposto em trono deslumbrante à adoração dos fiéis.

A festa terminou com o recolher da Procissão, tendo o Pe. Manuel José Lopes, então vigário, versado o tema: Ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.

Todos os anos se repetem em honra de Nossa Senhora de Lourdes estes festejos que se vão tornando cada vez mais esplêndidos.“

A festa passou a realizar-se na 4ª Dominga de Agosto (presentemente no último domingo), dia em que a igreja celebra o Imaculado Coração de Maria.

E Dom João Paulino, de cujos artigos publicados no antigo “Peregrino de Lourdes”, de Angra, em 1889, respigo estes dados, informa ainda:

Durante o dia da festa e na véspera, as proximidades da igreja acham-se vistosamente embandeiradas, e na noite dum destes dias, conforme o tempo permite, tem lugar uma bonita iluminação chinesa que atrai concurso imenso de espectadores”.

Em 1884 foram expedidos de Roma dois rescritos, concedendo as seguintes indulgências: 1ª plenária no dia da festa a quem visitar a imagem de Nossa Senhora na sua igreja, desde a véspera até ao sol posto, orando ali pelas intenções do Sumo Pontífice, havendo-se previamente confessado e comungado; 2ª parcial de 100 dias por cada vez que visitar a imagem de Nossa Senhora tendo ao menos o coração contrito; 3ª indulgência de altar privilegiado aplicável aos defuntos por quem se celebrar a santa Missa no altar da Santíssima Virgem.

A vila das Lajes, tal como em 1883 (cento e vinte e seis anos são decorridos) continua a celebrar as festas em honra de Nossa Senhora de Lourdes com toda a pompa e brilhantismo

Vila das Lajes,

21 de Agosto de 2009

Ermelindo Ávila

Sem comentários: