sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Supermercado

Notas do meu Cantinho


A vila das Lajes não tem sido muito feliz nas iniciativas que alguns particulares têm tomado. E não é de hoje mas de há tempos atrás. Haja em vista o que aconteceu com o malogrado campo de golfe.

Mais tarde veio o anúncio da construção de um hotel no fim da Silveira que, ao que parece, não passa de mera informação.

Anos decorridos surge a sociedade “Supermercados Ancora Parque, Lda”, com sede em Santa Catarina desta vila. E o que é certo é que a obra iniciou-se, até que um dia, o tecto do edifício em construção desabou, felizmente, sem atingir qualquer pessoa. Mais tarde, a cobertura foi reposta mas, algum tempo depois, as obras foram suspensas.

Parece que, novamente, se reiniciaram os trabalhos. Não confirmo porque por lá não tenho passado. No entanto consta que um dos sócios acaba de informar que o supermercado é para ser construído e instalado, embora tenha sido prejudicado o empreendimento por variadas imposições burocráticas que vêm impossibilitando a sua construção. Nada admira que isso aconteça...

Aqui há uns anos, houve quem pretendesse construir um edifício na zona do parque de campismo, destinado à instalação de um restaurante panorâmico. O local tinha e tem todas as condições para a implantação de um complexo turístico que, aliás, bastante viria valorizar a vila, mas a autorização foi negada mediante pareceres técnicos... Melhor foi que nada ali se fizesse, para o local ser transformado em arrecadação de embarcações...

Não sou um grande defensor da construção de supermercados. Prefiro o comércio tradicional devidamente estruturado e, dentro do meio urbano, quanto possível. Mas, a não ter nada, é preferível que se vá para uma construção moderna, ampla e onde se instale um comércio diversificado e evoluído, evitando-se que os compradores saiam para outras localidades, como parece estar a acontecer, o que só prejudica o concelho, com a fuga dos capitais e o fomento do desemprego.

Um dos actuais sócios dos “Supermercados Ancora Parque Lda.” é o luso-americano Comendador Manuel Eduardo Garcia Vieira que, na Califórnia, se tem notabilizado pelos seus empreendimentos industriais, valendo-lhe, a sua operosa e intensiva actividade, diversas homenagens e agraciamentos.

Na Silveira, subúrbio desta vila e local do seu nascimento, o Comendador Manuel Eduardo Vieira promoveu a realização de uma obra notável, o salão e a sociedade que o mantém e o respectivo complexo desportivo, empreendimento de vulto que muito valorizou a localidade e tem contribuído para a promoção sociocultural da respectiva população.

Tenho informações fidedignas de que o Comendador Manuel Eduardo Garcia Vieira se empenha para que o Supermercado lajense seja construído e entre em actividade com a possível brevidade. Rejubilo com a notícia e espero poder ainda visitar o moderno estabelecimento, naquela desenvolvida zona onde, actualmente, se situam empreendimentos de grande relevo: o quartel dos Bombeiros Voluntários, o complexo desportivo municipal, a padaria e pastelaria Bagaço, a Empresa da Vigo - Lajes, o minimercado Ancora - Parque, o Centro de Artes e de Ciências do Mar (antiga fábrica da baleia SIBIL), e o Posto de Turismo Municipal, no antigo Castelo de Santa Catarina.

E que a emperrante burocracia não mais impeça novos empreendimentos, como, aliás, vem acontecendo em outras terras açorianas, onde o desenvolvimento é notório e benéfico para as respectivas populações.

Vila das Lajes,

3 – 08 – 2009

Ermelindo Ávila

Sem comentários: