quarta-feira, 11 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

(crónica de Manhãs de Sábado da RDP-A)

O dia oito do corrente foi considerado o Dia Internacional da Mulher. Em locais diversos foi esse dia assinalado com comemorações adequadas, todas elas dedicadas à mulher. Mas, naturalmente, à mulher dos nossos dias. E ela bem o merece, pois, aqui e ali, há sinais de perseguição e de afronta à dignidade da mulher e, não raro, a agressão brutal ao seu físico débil.

A mulher continua a ser esposa dedicada e, quando o é, mãe carinhosa, muito embora as exigências da vida moderna a obriguem a sair do lar e a ter ocupações diferentes daquelas que lhe seriam mais razoáveis.

Na realidade, é de reconhecer que as famílias, para puderem promover os filhos, necessitam da ajuda monetária da mulher e esta tem de deixar o lar entregue a estranhas, e procurar ocupação convenientemente remunerada na vida política e profissional, conseguindo aumentar assim os rendimentos familiares, capazes de suportarem os encargos com as exigências sociais e a educação dos filhos.

Todavia, nem sempre os resultados são os melhores.

Limita-se o número de filhos, ou evitam-se, muito embora existam as leis de protecção à mãe, para que a mulher tenha liberdade de acção, que, apesar de tudo, estão em flagrante contradição com as facilidades concedidas para a redução do agregado familiar. E sobre este aspecto haveria tanto a escrever...

Passemos em frente e deixemos que o tempo se encarregue de encontrar a solução capaz de debelar a tremenda crise que atinge a família de hoje, crise que perniciosamente se reflecte nos próprios filhos.

Na vida de qualquer homem há sempre uma mulher. Uma mulher que o recebeu em seus braços quando ele caiu no mundo, o acarinhou com ternos beijos, o apertou em amplexos de amor. Uma mulher que tudo lhe deu, o acompanhou no crescimento, o vestiu e calçou, lhe deu o leite, o seu leite ou o leite estranho e, o fez crescer e ser homem.

Uma mulher que não mais é esquecida, embora outra venha mais tarde ocupar um lugar diferente.

Minha mãe, minha mãe!

Ai que saudade imensa

Do tempo em que ajoelhava,

orando, ao pé de ti!

E Guerra Junqueiro termina assim o poema, em “Velhice do Padre Eterno”:


A minha mãe faltou-me

era eu pequenino,

mas a sua piedade

o fulgor diamantino

ficou sempre abençoando

a minha vida inteira,

como junto dum leão

um sorriso divino,

como sobre uma forca

um ramo de oliveira!


Mas nem só a mãe, ou a sua memória saudosa, merecem ser enaltecidas neste dia que lhe é dedicado. Tantas outras foram heroínas ignoradas e hoje esquecidas.

Recordo aqui as domésticas, como eram designadas até há umas dezenas de anos passados. Não iam diariamente para os empregos, deixando a casa e os filhos entregues a outras, suas empregadas, mas por casa ficavam, no amanho dos seus lares.

Eram cozinheiras e costureiras e, nas horas vagas, bordadeiras.

Outras iam pelos campos, acompanhando os maridos, nos trabalhos da lavoura, ou caminhando, madrugada ainda, até às pastagens para tirarem o leite das vacas da sua lavra, para, depois, em casa, pela tarde, fazerem e tratarem dos queijos e quão deliciosos eram e que, de semanas a semanas, eram enviados, pelos negociantes –os queijeiros –para outras ilhas.

Eram elas que faziam, como hábeis costureiras, as roupas da família, as remendavam, as cuidavam e lavavam, em casa ou nas ribeiras e, quantas vezes nas costas do mar aproveitando os fios de água doce que brotava da terra.

E, como diz Junqueiro: à noite, antes do adormecer, ensinavam os filhos a orar ou rezar.

E as mulheres que, já envelhecidas, ajudavam, no amanho das casas, as filhas ou noras, cardando e fiando o linho e a lã para depois tecerem no tear e nele fazerem bons panos que vestiam e agasalhavam a toda família!

A mulher – mãe, também era mulher - esposa, carinhosa, meiga e submissa ao marido, mas num verdadeiro amor mútuo,

é bom não esquecer, seguindo contudo o preceito da Doutrina Cristã que aos dois foi lembrado no acto solene do Matrimónio: Amai –vos um ao outro como marido e mulher. A mulher seja submissa a seu marido!

Um compromisso que era assumido com alegria e amor a vida inteira!

Talvez por isso, é bom recordar tal um poeta nosso: Hoje Como é diferente o amor em Portugal!

Saudações respeitosas as todas as Mulheres, sejam elas esposas, mães, filhas ou avós!

Sem comentários: