sábado, 8 de setembro de 2007

"O DEVER" NAS LAJES

No ano em que o jornal lajense celebra noventa anos de vida operosa e difícil, impõe-se uma palavra sobre a sua publicação nesta vila, cujo primeiro número – o 983, saiu no dia 3 de Setembro de 1938, ocorrem hoje (69) sessenta e nove anos.
É verdade que o jornal iniciou a sua publicação no dia 2 de Junho de 1917, na Vila do Topo, S. Jorge, onde se encontrava a paroquiar desde 1911, o seu Fundador e Director, P. João V. XAVIER MADRUGA, passando na semana seguinte a publicar-se na vila da Calheta, onde paroquiava o Pe. Manuel Joaquim de Matos, que assumiu a edição e administração do jornal e nesses cargos se manteve até ao falecimento.
A partir daí assumiu a Administração e Redacção do Jornal o Poeta e Jornalista Samuel da Silveira Amorim. Mas o jornal continuava a ser perseguido pelos caciques locais, o que levou o P Xavier Madruga a pedir para que ficasse sob a alçada do Oficial Censor da Horta, situação que era de natureza precária. Isso levou o Proprietário a requerer a transferência do jornal para as Lajes do Pico. Foi então que houve de proceder à partilha da tipografia: a maquinaria e tipo afecto à feitura do jornal ficou para o Pe. Xavier Madruga; e a parte tipográfica, Minerva e tipo, para a Família do P. Matos, cujo cunhado já a explorava por conta própria. Em parêntesis se diga que o prelo havia sido comprado em Angra, aos proprietários do antigo jornal “O Tempo”. Aliás dizia o Pe. Madruga que toda a maquinaria havia sido paga do seu bolso mas que, por um acordo feito a pedido do Pe. Manuel Joaquim de Matos, que tinha em S. Jorge a responsabilidade da Redacção e da Administração, aquiescera em que a tipografia ficasse para os dois, bem como a casa onde estava instalado o jornal.
Tanto assim que só vieram para as Lajes o prelo e as caixas de tipo respectivas. Indo aos Estados Unidos, o Pe. Madruga comprou em Boston uma guilhotina, uma minerva e uma grafadeira para a secção de trabalhos; e no decorrer dos anos foi renovando o tipo, já cansado e adquirindo outro para títulos.
Quando da transferência do prelo e tipo para as Lajes, cujo material foi transportado pelo antigo iate “Andorinha”, encarregou-se da expedição o Sr. Samuel Amorim, bom amigo de saudosa memória.
Tudo decorreu pacífica e cordialmente, sem atropelos de quaisquer direitos de propriedade. Magoa pois que, decorridos quase setenta anos, haja quem se atreva a classificar menos correctamente a transferência do jornal.
Quando o material de “O Dever” aqui chegou encontrava-se o Pe. Xavier Madruga em viagem pela Europa, tomando parte na Peregrinação Nacional a Budapeste, onde se realizou o Congresso Eucarístico. Na secção portuguesa do Congresso e a convite do Presidente da Peregrinação, o Arcebispo de Mitilene, fez uma conferência sobre a Eucaristia, que as agências noticiosas logo espalharam pelo mundo. E foi aí que o Senhor Arcebispo o convidou para ficar na Capital. Ele não aceitou porque, uma das razões principais, a mãe era de avançada idade e desejava estar junto dela. Mais tarde veio a penitenciar-se de não ter aceitado o convite…
O Pe. Xavier Madruga desejava que o jornal iniciasse a publicação logo que o prelo chegasse às Lajes, mas preferiu-se aguardar o seu regresso, principiando a publicação , como acima se diz, a 3 de Setembro de 1938.
No jornal iniciou logo as suas impressões de viagem, que depois havia de reunir em volume, sob o título “…ATÉ AO DANÚBIO” . e, além deste, já havia publicado anteriormente “Dos Açores a Roma”, com as suas impressões de viagem aquando da canonização de Santa Teresinha, em 1925. Depois, só um pequeno volume, com os artigos que escreveu sobre a sua visita a São Jorge!… para pregar nas festas de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de Maio de 1949, a convite do P. Teixeira Soares,
Vigário de Santo Amaro e ouvidor do concelho. O livrinho tem o título “Magnificat ou o Milagre de Fátima em Terra Açoriana” e é uma separata de “O Dever”. Nesses artigos dá testemunho da maneira simpática como foi recebido e do carinho e respeito que lhe foi dispensado, não só pelos colegas como de distintas personalidades jorgenses.
Todo este arrazoado vem a propósito da diabrite que se enviou impensadamente, creio, para o ar, num programa que tem larga audiência nos Açores e que só teve o mérito de realçar a memória respeitosa e saudosa de tão distinta figura do clero açoriano, no fim do século XX.
“ Dever” nas Lajes há quase setenta anos. Tinha vinte e um anos quando assumi os cargos de Editor e Administrador. Cheio de entusiasmo procurei colaborar o melhor que me foi possível e já antes, desde 1932, dava a minha modesta colaboração ao jornal do Senhor Padre Madruga, como então era conhecido. E assim continuei. Já decorreram (75) setenta e cinco anos. Nem sempre foi fácil. Também sofri, quer conjuntamente com o Director, quer pessoalmente e não raras vezes. Recordo aquele dia em que fomos notificados para comparecer no Tribunal Judicial para esclarecer quem era o autor do artigo “Aqui também é Portugal!”. Um caso que foi resolvido na Relação e que custou ao Director de “O Dever” a “módica” quantia de dez contos, paga ao Advogado de defesa! Naquele tempo, uma fortuna.
Representei o jornal em diversas jornadas, conferências e congressos, o que me deu certa alegria, pois tive ocasião de visitar terras desconhecidas e contactar com jornalistas de grande craveira cultural e profissional.
Nunca deixei de estar na linha da frente, quando se tratava dos interesses da minha e nossa terra. Algumas vezes fui maldosamente “apedrejado” mas procurei sempre sair ileso, porque só pugnava e defendia a verdade e os direitos do nosso povo.
Hoje, arrumado, como habitualmente se diz, vivo ainda intensamente os problemas da terra e espero que um dia, que já não vejo, a Vila das Lajes do Pico ocupe o lugar a que tem direito e merece com justiça. E “O Dever”, o seu mais acérrimo defensor, continue a lutar desassombradamente pela terra e pelos direitos das suas gentes e que, daqui a dez anos, ao celebrar o centenário, os lajenses lhe prestem e ao seu Fundador as homenagens devidas e merecidas.
Vila das Lajes do Pico,
Setembro de 2007
Ermelindo Ávila

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro e Senhor Ermelindo Ávila:
A minha sincera homenagem pela dedicação e amor à sua terra, servindo-se,sobretudo, do jornal "O Dever", com quem colaboa há mais de 75 anos, para, desassombradamente, e com a provecta idade de 92 anos e com uma lucidez invejavel, continuar a defendar os interesses da "sua vila".
Desculpe-me a ousadia, mas, antecipadamente,lhes endereço os meus sinceros parabens pelo dia que se aproxima-18 do corrente- com votos de AD MULTOS ANNOS.

Anónimo disse...

Meu Caro e Senhor Ermelindo Ávila:
A minha sincera homenagem pela dedicação e amor à sua terra, servindo-se,sobretudo, do jornal "O Dever", com quem colaboa há mais de 75 anos, para, desassombradamente, e com a provecta idade de 92 anos e com uma lucidez invejavel, continuar a defendar os interesses da "sua vila".
Desculpe-me a ousadia, mas, antecipadamente,lhes endereço os meus sinceros parabens pelo dia que se aproxima-18 do corrente- com votos de AD MULTOS ANNOS.

Anónimo disse...

Uma data de aniversário tem algo a ver com o assunto?