segunda-feira, 24 de setembro de 2007

REGATAS BALEEIRAS

A frota baleeira tem andado por essas ilhas numa azÁfama tremenda. E não só.
Voltaram às regatas já que outra utilidade não têm as airosas canoas. E não se têm sucedido mal. Foram à Galiza e arrancaram de lá os troféus. Voltaram agora aos Estados Unidos e no porto baleeiro de New Bedford foram os marinheiros picoenses e faialenses mostrar uma vez mais o seu valor de homens do mar, já que não é a primeira vez que ali se deslocam.
Por cá as regatas programadas pelos serviços náuticos, têm-se realizado em alguns portos açorianos, principalmente pelas festas principais, fazendo parte dos respectivos programas. Todavia não só agora que isso sucede. Sempre assim aconteceu ao longo dos anos.
O bote baleeiro, uma criação do lajense Francisco José Machado, no último quartel do século XIX, ao longo dos anos, e mais de um século já passou, tem sido "requisitado" para tomar parte em regatas "oficiais" e particulares.
Aqui há anos foram os botes lajenses tomar parte numa regata realizada na baía de Angra integrada nas Festas da Cidade. A vitória foi sua.
Aquando da visita régia, a 28 de Junho de 1901, à cidade da Horta, os Reis D. Carlos e D. Amélia, que viajavam no cruzador D. Carlos, foram recebidos por uma esquadrilha de canoas-baleeiras, a remos, que contornaram o navio e o acompanharam ao ancoradouro.
No dia seguinte houve uma regata à vela e a remos de canoas baleeiras e embarcações de recreio. Os régios visitantes assistiram à regata a bordo do cruzador S. Gabriel. (l)
Não nos diz o historiador quem ganhou a regata mas sabemos que foram duas canoas das Lajes pertencentes, respectivamente, às companhias das "Senhoras" (União Lajense, L.da.) e "Judeus" (Nova Sociedade Lajense, L.da.)
D. Carlos ficou muito satisfeito com a homenagem dos baleeiros (que nas ruas da cidade haviam já levantado, em homenagem às Magestades um artístico arco triunfal que se destacou entre os demais), e ofereceu às duas canoas vencedoras uma canoa baleeira.
Como ficou dito, as regatas têm continuado. Os botes baleeiros, depois da drástica proibição da caça do cachalote, foram distribuídos pelos diversos clubes navais e servem agora para, na época do verão, fazerem regatas a remos e à vela, nos portos onde se realizam festividades cívicas e religiosas. E não importa que essas zonas hajam sido estações baleeiras…
Foi a maneira encontrada de dar utilidade a um património que ameaçava desaparecer, como aconteceu a outras embarcações de notório valor histórico que, nos séculos XIX e XX, muito contribuíram para o desenvolvimento económico das ilhas do chamado Grupo Central do Arquipélago Açoriano.
A "Calheta", a primeira embarcação motorizada que, nos meses de verão, fazia ligação das ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, ficou limitada às viagens do Canal; a "Espalamaca", o "Terra-Alta", e já não refiro o "Ribeirense", o "Andorinha", o "Bom Jesus", o "Espírito Santo", a "Helena" e outros mais que constituíram a riqueza económica e o progresso social do último século, para as gentes destas ilhas, porque alguns desses outros rumos tomaram, todos ingloriamente foram abatidos como peças incómodas do progresso actual.
Vila Baleeira,
Setembro de 2007
Ermelindo Ávila

Sem comentários: