sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SEMANA DE CULTURA

Enquanto estas linhas escrevo, decorre a já tradicional “Semana dos Baleeiros”. Uma semana não apenas de arte e desporto mas igualmente de cultura.
Nos respectivos programas, organizados nestes decorridos vinte e cinco anos, houve relevantes eventos culturais: Conferências, lançamentos de livros, concertos e outras manifestações artísticas. E nunca faltou uma assistência, diria selecta, para abrilhantar com a sua presença, acontecimentos de notória e plausível cultura.
Este ano o programa não fugiu à já tradicional manifestação artística. As conferências tomaram, um cariz diferente. Foram, essencialmente, de temática religiosa e proferidas por eruditos mestres.
A primeira pertenceu ao Maestro Manuel Emílio Porto. Tratou de um tema do qual, se bem creio, é um verdadeiro Mestre nas ilhas açorianas: Música Mariana. O distinto Maestro fez o historial bastante pormenorizado da música sacra especialmente de temática mariana, revelando uma erudição pouco vulgar para o meio ilhéu . Teve a escutá-lo, na Igreja Matriz, uma assistência atenta e numerosa.
O Dr. Padre Adriano Borges, que pronunciou a sua conferência no dia 27,. tomou a seu cargo o aliciante tema: Maria na História da Igreja.
O Conferencista começou a sua brilhante fala por afirmar:”A evolução do culto mariano iniciou-se e foi-se desenvolvendo, pelo menos nos primeiros séculos, sempre ligada aos mistérios cristológicos. Ou seja, à medida que a teologia sempre auxiliada pela filosofia, ia aprofundando a Cristologia, necessariamente foi-se também meditando na figura da Mãe de Jesus.”
E em conclusão, disse: “A Igreja acredita e defende quatro verdades de fé sobre Maria: a) Imaculada Conceição; b) Virgindade perpétua; c) Maternidade divina; e, d) Assunção em Corpo e alma ao Céu.”
O terceiro conferencista foi o consagrado orador, Doutor Cunha de Oliveira, que, no dia 28, tratou, com a sua conhecida erudição, da Actualidade da devoção a Nossa Senhora de Lourdes. Como anunciou no início da sua brilhante lição, constou esta essencialmente de duas partes. Na primeira tratou de “Interpretar os sinais dos tempos”; e, na segunda. do “fenómeno místico de Lourdes”
A finalizar disse o Doutor Cunha de Oliveira, citando o Prelado Diocesano, D. António de Sousa Braga:
“Nós cristãos deveríamos estar mentalizados e preparados para as mudanças necessárias da sociedade em que vivemos e também na Igreja a que pertencemos (...) Qual fermento que leveda a massa, a vida cristã é uma caminhada permanente de conversão e, portanto, de mudança (o sublinhado é meu), também na forma histórica de presença no mundo”.
Para quantos tiveram a disponibilidade e o prazer de assistir a estas conferências, viveram decerto momentos agradáveis de saber, recordando naturalmente outros anos em que por aqui passaram, nestas decorridas vinte e cinco “Semanas dos Baleeiros”, professores universitários e homens de cultura, que não se escusaram nunca a abrilhantar com suas falas eruditas e eloquentes, as solenidades de Nossa Senhora de Lourdes. E recordo somente um, já falecido, o Doutor José de Almeida Pavão, que foi professor da Universidade dos Açores. Mas tantos mais.
Um outro aspecto das “Semanas dos Baleeiros” é o lançamento de livros de autores picoenses. Não posso referir quantos já foram “oferecidos” ao público mas mais de duas dezenas. Este ano o mesmo aconteceu.
Para assinalar as “Bodas de Prata” do GRUPO CORAL DAS LAJES DO PICO, o seu erudito Maestro e Director, Comendador Manuel Emílio Porto, na sessão comemorativa do evento, realizada no salão de festas da Filarmónica Liberdade Lajense, apresentou “25 Anos a Cantar – Grupo Coral das Lajes do Pico”. ”Um livro para salientar o investimento humano – a disponibilidade, o interesse e a generosidade – fundamentos que mantiveram e consolidaram o percurso, todo feito de prazer, recreio e cultura”, como escreve o seu autor no “Intróito”, ou palavras de abertura. E, depois: “Durante estes 25 anos todos fizeram o grupo. É fundamental que assim continue”.
O livro, de 126 páginas, escrito numa linguagem simples mas vernácula, profusamente ilustrada com fotos recordativas das muitas digressões do Grupo Coral, pelas ilhas, pelo continente, por Espanha e pelo Canadá, foi distribuído, simpaticamente, à quase totalidade da numerosa assistência presente ao concerto comemorativo.
Um outro livro, da autoria da Poetisa e escritora Cisaltina Martins, uma conterrânea que, acidentalmente, nascida na Ribeira do Cabo, Faial, se considera autêntica picoense, mais propriamente sanjoanense, com o sugestivo título “RAIZ DE PEDRA”- foi apresentado durante a Semana, no Centro de Artes e de Ciências do Mar, antiga Fábrica da SIBIL pelo professor Ruben Rodrigues, numa poética fala, intercalada de recitações de poemas do próprio livro. Foi bastante aplaudido.
Livro de Poemas, nele a Poetisa reuniu quarenta e cinco, trabalhos, nos capítulos: raízes de pedra, estados d’alma, raiz de mim, tributos, quadras soltas e outras cantigas.
Com muito sentimento deixo aqui o poema que a Autora dedica à sua falecida irmã a Dra. Fátima Martins, “Como homenagem póstuma, na entrega das Insígnias da Ordem do Infante, em Boston – Junho de 2007:
CAMINHOS DE IMIGRAÇÃO –“As pedras deste chão não são minhas,/outros aqui as puseram p’ra meus passos/ninguém sabe quem foi, homem? Mulher?/ mas sei que foi suor e foi cansaço.
“Não quero mais perder este sentir,/ respeito pela coragem que tiveram/ um Mundo Novo, todo só p’ra mim/ o Mundo que vos deixo e que me deram.
“Tomai-o em vossas mãos devagarinho,/ que é feito de sonho e de cuidados./ Quem saberá dizer se estes caminhos/ são os mesmos d’outros povos imigrados?/
“E se um dia tiverdes de partir/ da terra mais chegada ao coração,/ não tenhais nunca medo de sorrir/ que o sorriso é forma de Oração!”
Culturalmente assim decorreu a “Semana de Nª Senhora de Lourdes” ou “Semana dos Baleeiros”, comemorativa dos 150 anos das Aparições e dos 125 anos do Culto na Matriz das Lajes do Pico.
Vila das Lajes,
Semana dos Baleeiros de 2008
Ermelindo Ávila.

Sem comentários: