quinta-feira, 8 de novembro de 2007

SAÚDE E DOENÇA


Depois de muitos clamores e penares por terra e mar, chega-nos a notícia de que a Ilha do Pico vai voltar a ser a terra natal para as gerações futuras. Mas quando? - perguntamos nós.
Não é há muitos anos que a ilha do Pico foi interditada a nascimentos e… quase óbitos. É ver, com olhos bem abertos, o que se passa.
O nascer na ilha passou a ser um “crime” punível pelas leis regionais. E precisamente quando a taxa de natalidade, por circunstâncias várias, baixava drasticamente. Senão vejamos : No final do último quartel do século dezanove nasciam e eram baptizados na Matriz da SS. Trindade mais de 100 (cem!) neófitos naturais da paróquia. Na década de cinquenta o concelho registava somente cerca de cem nascimentos. E actualmente?
Nesse período raro, raríssimo era o óbito de um recém-nascido ou mesmo de uma criança de tenra idade.
Enquanto não houve serviço hospitalar no concelho os nascimentos tinham lugar nas residências das próprias mães, como aliás em toda a parte, e raramente eram assistidos por médico. Só a partir de 1960, com a entrada em funcionamento do antigo hospital concelhio (agora é Centro de Saúde), as parturientes começaram a utilizar, ainda em pequeno número, os serviços hospitalares, até que todas se convenceram que ali eram melhor assistidas, dado que o Médico Municipal tinha essa especialidade. E, para tal, foram sendo admitidas enfermeiras especializadas. Mas, chegou o dia em que era, talvez, necessário dar mais movimento, pois outra razão nunca encontrei, para que as parturientes fossem atendidas no Hospital Walter Bensaúde. Aí principiou a tragédia das travessias no canal, os nascimentos, casuais, a bordo das lanchas e das ambulâncias e sobretudo a deslocação para fora de casa das futuras mães com todos os inconvenientes que isso sempre acarretou.
Entretanto surge uma lei que permitia o registo de nascimento nas residências das mães. Mas quantos, por conveniência de aproveitarem os subsídios da Previdência, os faziam ( ou fazem) nas Conservatórias das cidades? Ou mesmo nos próprios hospitais, como parece que agora é permitido?!
Não é menos angustiosa a situação dos doentes e sinistrados. Porque não há médicos especialistas na Ilha, lá vão eles, de barco, de avião ou de helicóptero para o chamado hospital central da Horta e, quando este não o pode atender, para o de Angra e/ou Ponta Delgada. E depois para Lisboa… E por aí acontecem os desenlaces e, depois, as trasladações para aqueles que as podem suportar.
Há dias chamavam-me a atenção para uma estatística recentemente publicada, que indicava o número de consultas de especialidade feitas nos Centros de Saúde da Ilha do Pico. E via-se a triste realidade: o concelho das Lajes éra o que acusava menor número de consultas naturalmente à falta de médicos especialistas. Talvez esse o motivo, pois todos sabemos que as populações vão envelhecendo dia-a-dia e as carências aumentam constantemente.
São bem poucos os clínicos especialistas que se deslocam ao concelho das Lajes. Está para detrás da ilha e é cómodo ficar pelos outros concelhos onde as comunicações com o exterior são mais rápidas. Será esta a razão forte, ou outra ou outras existem para justificar a ausência de especialistas no concelho? Além disso, até há pouco havia dois consultórios particulares nesta Vila - hoje existe um – e neles podiam ou podem exercer, facultativamente, médicos especialistas vindos de outras ilhas ou até do continente. Mas essas consultas, com certeza, não são registadas nas estatísticas oficiais.
Estou somente a lembrar o que por aí vai sobre a saúde dos lajenses. E a propósito, pessoalmente, só tenho a registar o meu reconhecimento pela maneira gentil e atenciosa como sou recebido e tratado de meus achaques, que já não são poucos, pelos Médicos lajenses, a quem devo esta palavra de gratidão.
Sei que mais não podem fazer. Os meios auxiliares de diagnóstico de que dispõem são primários, uma legislação que lhes coarcta a actividade e umas instalações que já se encontram obsoletas. E não se fala, nos meios políticos, em outras conseguir ou as actuais melhorar.
O centro de saúde de S. Roque é de construção recente. O edifício antigo foi restituído à Misericórdia local, sua proprietária.
Anuncia-se que a Madalena vai ter novo centro de saúde.( Há quem diga que será o hospital de ilha. Mas essa hipótese já foi posta quando se construiu o de São Roque…)
No das Lajes não se ouve falar. Nem sequer os representantes do Povo, possivelmente atarefados em outros sectores…
É realmente uma lástima (para usar uma expressão popular) o que nos está a acontecer para estas bandas do Sul.
Quando é que temos políticos lajenses que se interessem pela sua terra e que façam valer, com dedicação e isenção, perante as entidades públicas, os direitos dos povos que os elegeram, se bem que compreenda que, para alguns, será difícil essa missão ?…
Vila das Lajes,
Dia de “Pão por Deus”
Ermelindo Ávila

Sem comentários: