quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ANTIGOS VIVERES

Respingos

No período bucólico, duma simplicidade bíblica, os primeiros povoadores viveram uma página tocante de Júlio Verne, procurando soluções, improvisando, suprindo tudo quanto o isolamento que lhes negava.
À falta de forno, cozeram na lage o pão rudimentar das suas refeições frugais, e mais tarde o bolo, como já descrevi em outra obra, assavam a carne no borralho, o funcho substituiu a hortaliça que ainda não houvera tempo de cultivar, ou de que faltavam sementes, uso que ainda subsiste, posto que raramente, inventaram molhos gratos ao paladar, para suprir a falta de azeite de oliveira, tardia em frutos, costume que perdura, pois só recentemente se começou a tentar a sua cultura.”(1)
O que é certo, porém, é que durante alguns séculos a alimentação dos povos açorianos foi muito frugal. Utilizavam-se os produtos da terra, quando ela os produzia, pois nem adubos existiam para os fertilizar. Os terrenos eram adubados com os ”adubos” retiradas das pocilgas dos animais, de cinzas e águas extraídas das cisternas, quando muito. Continuava-se a colher das paredes e muros dos quintais os funchos e as salsas, as malaguetas, alhos e açaflor, para uso culinário. Os caldos eram temperados com gordura ou banha de animais domésticos (suínos) e algumas vezes acompanhados de carne de frango, de vaca ou de caça.
O sal começou a ser utilizado depois de extraído das salinas domésticas, Recolhida a água do mar em pocilga que ficava até à evaporação, solidificando-se até poder ser utilizado, em estado sólido (pedra), para a conservação dos géneros e tempero dos alimentos.
Em 1702, a produção da Ilha era de mil moios de trigo e 20.000 pipas de vinho. Já em 1826 compareceu “um grande conjunto de povo, desta jurisdição, do lugar da Ribeirinha, Piedade, Calheta, Ribeiras, Vila e São João (praticamente de todo o concelho) a querer impedir que saísse milho para fora das ditas freguesias.
No Relatório de 23 de Dezembro de 1867 informa o Governador Santa Rita que havia no Pico várias espécies de gado bovino, e que havia imensos teares de panos de lã, algum linho, e algodão. Diversos moinhos de vento e de água, atafonas de boi e numerosas de mão.
Quando do início do povoamento, faltou, porém, um ferreiro. Os chefes de família, que não ultrapassavam 45 em toda a ilha, foram obrigados a contribuir para a vinda de um mestre, mediante o pagamento de uma tença.
Decorridos alguns séculos o citado Governador Santa Rita escreve no seu relatório que, em 1871, havia 2 fornos de cal, moinhos de vento e de água, muitas atafonas de boi, numerosas de mão, teares de pano de lã, algum linho e algodão, chapéus de palha e vários outros utensílios.
Presentemente, não se corta lenha para fogões e lareiras, nem se caçam baleias, toninhas, ou golfinhos para extrair óleo de iluminação, como antigamente, quando o petróleo era caro e as candeias abundavam. Há gás e electricidade para os utensílios domésticos (luz, fogões, lareira, etc).
Tudo se modernizou. A Vida do homem tornou-se mais facilitada. Já não se vêem alparcas de coiro de boi, de pele de porco, ou de bandas de pneus estragados. As roupas dos trabalhadores rurais deixaram de ser de lã de ovelha. Os homens do Pico já não se distinguem dos demais açorianos: nem no falar, no trajar, ou no frequentar os café, os restaurantes ou “casas de pasto”, como diziam os Irmãos Bullar, em “Um Inverno nos Açores e Um Verão no Vale das Furnas“- 1838.
_________
  1. Lacerda Machado – Historia do Concelho das Lajes,-1936 –pag.78
Lajes do Pico, Out. 2017-10-13

E Ávila

Sem comentários: